10 Dicas para ser mais organizada

10 Dicas para ser mais organizada

*Rafaela Oliveira

1- Tenha uma agenda e anote tudo! A agenda é um item indispensável e ajuda muito. Anote compromissos, datas importantes, metas e tarefas para não esquecer nada! Se preferir, recorra a aplicativos no celular de organização, como o Evernote, por exemplo.

2- Faça lista de tarefas ou mapas mentais. A lista é o grande remédio para evitar a procrastinação e te ajudar a se organizar melhor. Monte uma lista simples contendo apenas as tarefas que poderá cumprir ao longo do dia. Coloque as tarefas prioritárias no topo da lista e cheque as tarefas completadas no final do dia. Os mapas mentais são outra maneira de se manter organizada sempre.

3- Começou, termine… Se começar qualquer tarefa, execute-a até o final. Não pare no meio, pois ficará mais difícil voltar depois. Diga não a procrastinação!

4- Cada objeto tem sua casa. Se tirou qualquer objeto do lugar, guarde imediatamente no seu devido lugar. Esse simples hábito evita que a bagunça se instale no ambiente.

5- Não abrace o mundo. Para quem tem arrepios só de escutar as palavras limpar e organizar, o jeito é dividir as tarefas em etapas. Limpe um cômodo hoje, organize uma gaveta amanhã e assim vai. Se decidir organizar e limpar a casa toda em um único dia, ficará mais cansada e esses nomes assustarão ainda mais.

limpeza_casa

Continue a ler a matéria na próxima página!

6- Mesa organizada X Tempo extra. Para ganhar mais tempo e melhorar a produtividade no trabalho, mantenha a mesa em ordem. Você levará menos tempo procurando algo e não vai se distrair com os milhares de objetos espalhados. Antes de ir embora do  trabalho, deixe a mesa organizada e limpa. Um verdadeiro “up” para começar bem o dia seguinte.

7- Tenha produtos organizadores num cantinho de cada ambiente. No final do dia, coloque os itens que não pertencem ao ambiente e devolva-os para os seus devidos lugares.

8- Crie hábitos. Estudos apontam que para criar novos hábitos é preciso repetir a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará em sua rotina de uma forma automática. Arrumar a cama ao acordar e lavar a louça antes de dormir são excelentes exercícios. Manda ver!

9- Organizadores na entrada. Deixar sapatos espalhados pela casa não dá, concorda? Deixe uma cesta na área de serviço para acomodá-los. Ah! Aproveite que eles estão ali para passar um pano no solado antes de guardá-los no armário.

10- Não acumule. Acumular roupas ou objetos sem uso é roubar espaços preciosos no armário ou em um cantinho de casa. Coloque todos os itens que você não usa em uma caixa, se não usá-los durante seis meses é bem provável que não façam falta para você.

*Rafaela Oliveira é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira

Organize-se

close