10 dicas para viajar gastando pouco

10 dicas para viajar gastando pouco

O Carnaval já está chegando, o verão está uma delícia e bate aquela vontade de fazer uma viagem. Nada melhor do que trabalhar, trabalhar e trabalhar e depois fazer uma viagem para um lugar bacana. São muitas sensações e descobertas, mas uma coisa é fato: gastamos dinheiro pra burro! É um presentinho aqui, uma refeiçãozinha ali, outro café acolá… quando percebemos, nosso dinheiro foi embora, junto com as parcelas da viagem.

Mas isso não é motivo para desanimar e parar de curtir. O descanso é permitido e preciso! Você pode aproveitar suas férias ou o feriado prolongado de uma maneira bem econômica e, o melhor, sem passar nenhuma vontade. Quer saber como? Veja abaixo as dicas que reunimos:

Organize-se!

Se você teve uma ideia de fazer uma viagem, faça antes um planejamento financeiro. O primeiro passo é o orçamento com todas as possibilidades de gastos. Inclua tudo: passagem, hotel e outros gastos simbólicos. Veja se o valor cabe dentro do seu orçamento e comece a guardar dinheiro necessário. Não se esqueça de economizar um extra para possíveis emergências durante a viagem, como gasto com um remédio ou roupas, em casos de extravio de bagagem.

Escolha: sozinho ou em grupo?

É mais vantajoso fechar negócio em grupo, porque fica fácil conseguir descontos, negociar parcelamentos e baratear outros custos. Que tal ir em uma agência de turismo e fazer o comparativo? Só não esqueça de pesquisar qual loja oferece melhores descontos para você. Por outro lado é mais fácil viajar sozinha e traçar seu próprio roteiro. Pense qual é a melhor escolha para você. Nas duas opções você deve ficar atenta aos juros cobrados caso vá parcelar. Tente fazer o parcelamento inverso, em que guarda o dinheiro mensalmente e negocia por um pagamento à vista.

Visite blogs especializados

Enquanto guarda dinheiro e traça seu roteiro de visitas, estude a região onde vai e fique por dentro do que melhor aproveitar no lugar. Nem todos os pontos turísticos valem a pena visitar, por isso leia antes e decida. As melhores opções para saber mais são os blogs especializados em turismo. Confira os nossos preferidos!

Fora esses, pesquise blog confiáveis que falam apenas sobre o seu destino.

Hospede-se mais barato 

Já pensou em ficar em albergues? Quem não conhece, estranha, mas a hospedagem pode valer a pena em diversos fatores. São mais baratos e possibilitam você conhecer gente do mundo todo. O lugar é mais frequentado por jovens, mas há tantas opções no mundo que você pode filtrar e encarar o desafio. Para conhecer mais veja o site Hostel Word. Fique atenta as avaliações do lugar e estude a localização.

Informe-se sempre!

A partir do momento que decidir qual é o seu destino, fique atenta a sites de passagens aéreas. Nas sextas-feiras há muita desistência e pode conseguir descontos inesperados. Também, leia sempre notícias do lugar que vai visitar, assim fica sabendo qual é a melhor moeda e que roupas precisa levar na bagagem.

Vá ao supermercado

Por mais que esteja hospedada num hotel, não precisa ficar usando o serviço de quarto ou comprando no frigobar sempre. Vá a um mercado e compre itens básicos para ter no quarto, como: garrafa de água de 2 litros, barra de cerais e salgadinhos para matar a fome, balas… Assim você economiza no meio dos passeios e conhece um pouco mais da cultura local.

Dê uma espiada em sites de compra coletiva

Buscar por sites que ofertam descontos nunca é demais. Uma das opções mais utilizadas são os sites de compras coletivas, que oferecem pacotes surpreendentes. Só fique atenta com uma coisa: leia atenciosamente as regras e, se preciso, entre em contato com o site para fechar o negócio. Nas entrelinhas podemos encontrar detalhes decisivos.

Peça desconto sem medo

Não é só porque está fora do seu país ou região que tem que ter vergonha – e nem virar uma sem-vergonha também! Em todos os lugares que visitar tente fazer uma pechincha. Negocie descontos e sempre pergunte o valor das coisas, para não levar um susto na hora de fechar a conta. Lembre-se que não é vergonhoso pedir desconto e, sim, justo!

Não perca a noção

Tudo bem que está de férias, descansando e feliz. Isso não é sinônimo de extrapolar o cartão de crédito, comprar presentes caros e sair torrando cada centavo. Preste atenção em tudo que faz! Para ajudar, tenha um bloquinho e anote todos os seus gastos, do metrô às compras. Isso ajuda a organização da próxima viagem.

Viaje fora da temporada

Se for possível, faça a sua viagem fora da temporada de férias e feriados. Nesses períodos tudo fica mais caro. Inclusive os alugueis de casa e alimentação. Se não conseguir, negocie descontos e veja o destino menos badalado para a ocasião. Assim há maiores chances de conseguir um preço legal e um descontinho extra.

Você gostou? Está de viagem marcar e vai usar alguma dica nossa? Conte nos comentários!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close