10 dicas sobre casamento DIY que ninguém conta

10 dicas sobre casamento DIY que ninguém conta

Fazer um casamento DIY é uma experiência única! Colocar seu toque na decoração, nas lembrancinhas e até mesmo nos doces é uma forma de agregar personalidade e emoção ao seu grande dia. Acontece que a ideia de fazer tudo à mão é muito sedutora quando se trata de economizar dinheiro, mas nem sempre ela é a mais sedutora quando se trata de tempo. Enquanto existe tempo, fazer você mesma os itens do seu casamento é uma delícia, mas experimente só correr contra o relógio nas últimas 24h do pré-casório. É uma loucura! Haja cola quente e fita crepe pra segurar essa peruca! Por isso, viemos aqui contar alguns segredinhos sobre DIY que vão além de só economizar. São aqueles detalhes que ninguém conta sobre esses projetos, mas que você PRECISA saber.

1. Seus projetos DIY vão dominar todas as mesas da sua casa: a da sala de estar, da sala de jantar e até mesmo a mesa da casa da sua mãe, das suas amigas, seu criado-mudo…Começar um projeto DIY é como alimentar um Gremlin, ele vai se espalhando sem que você entenda como.

2. Testar antes de escolher é a melhor saída para evitar o desespero. Você precisa experimentar o projeto antes de decidir que vai ser aquele. Imagina se for mais difícil que você pensa e você só descobre isso um mês antes do casório? Melhor testar tudo e prevenir, te garanto que você não quer ter uma surpresa dessas. Lembre-se: na internet tudo parece fácil.

3. Você vai virar melhor amiga da moça da papelaria e da loja de artesanato. Não pense que uma viagem só vai bastar. A cola quente vai acabar, a fita crepe vai faltar, você vai gastar mais papel do que imaginava e também vai precisar de alguém para desabafar e pedir conselhos. Durante o período do casamento você vai criar uma linda relação de amor e desespero com as vendedoras!

4. Por falar em cola quente: ela queima de verdade. Tome muito cuidado, a cola quente pode deixar algumas cicatrizes que sei que você não deseja. Principalmente cicatrizes nas mãos lindas da noiva que estarão em destaque no dia do casório.

Leitura complementar

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Ver mais

5. Cuidado para não gastar mais dinheiro do que pretende. As papelarias e lojas de artesanato são uma verdadeira perdição para as noivas. Sabe aquele cortador de papel caríssimo que você acha que vai mudar a sua vida? Então, não vai. Tenha foco no que você quer fazer, faça uma lista do que precisa comprar. Se não for assim, vale mais a pena comprar algo pronto que vai custar o mesmo valor e te poupar tempo.

6. Compre sempre mais itens do que você precisa. Se vai fazer o convite de casamento, compre alguns envelopes extras para testar. Não adianta achar que tudo vai dar super certo, é preciso ter suprimentos extras para se dar a liberdade de testar e errar.

7. A forma como os noivos lidam com o DIY pode te surpreender. E quando falamos em surpreender pode ser tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo. Você pode acreditar piamente que todo mundo sabe usar uma pistola de cola quente, mas seu noivo pode não fazer ideia. Assim como você pode achar que ele não saberia fazer origami e descobrir que ele manda super bem com papel. Conversem entre si para definirem as atribuições de cada um.

8. Fazer DIY é quase como fazer academia. Sério, gente, as costas doem, os dedos doem, as pernas doem. Fazer coisas à mão exige um esforço corporal grande e muita dedicação. Tire um dia para relaxar, alongue-se sempre, procure locais confortáveis para sentar e tenha sempre em mãos uma bolsinha de água quente.

9. Esqueça da manicure enquanto prepara seu casamento DIY. Não adianta fazer as unhas e acabar o dia cheia de cola e pedaços de papel grudados. Pagar para uma manicure ou gastar esmalte é um dinheiro jogado fora durante esse período. A não ser que você opte por usar luvas, aí tudo bem.

10. Pense em como vai levar os itens até a cerimônia. Talvez você precise de um carro maior do que o seu ou o dos seus pais para levar aquela quantidade de peças feitas à mão ao longo desses meses. Pense também que itens feitos com papel não podem ser amontoados, senão amassam. Talvez seja o caso de alugar uma van ou um carro com porta-mala grande. Vai ser um dinheiro bem usado, se você garantir que seus mimos estarão a salvo.

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Shutterstock e Giphy

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar e um barato

Casar é um barato

close