10 formas de economizar na rotina de casa

10 formas de economizar na rotina de casa

Este é um post publicitário da Webhome.

botao publi

O uso consciente dos recursos que estão ao nosso redor é importante não só pela preservação do meio ambiente, mas também pela relevância que a economia doméstica tem para o nosso bolso. Em períodos de crise, é preciso deixar o orçamento muito bem controlado e eficiente, ou seja, sem espaços para desperdícios. Pensando justamente nisso, listamos abaixo algumas dicas de como economizar em casa.

Lista de compras

Na hora de ir às compras no supermercado, não deixe de levar uma lista com aquilo que realmente precisa e atenha-se a isso. Comprar além do necessário ou ceder demais aos supérfluos, além de deixar a conta mais cara, tende a gerar desperdício lá na frente.

Você também pode gostar:
Organizar a geladeira pode trazer economia e qualidade de vida
Saiba como contratar uma empregada doméstica sem burocracia
7 formas de ganhar dinheiro em casa

Congelar alimentos perecíveis

Muita gente tem o hábito de fazer isso com as carnes, mas esquece os vegetais. Pense em quantas vezes você já jogou comida fora porque as esqueceu naquela gaveta da parte mais baixa da geladeira. Ou das sobras de comida que ficaram ao longo da semana sem congelamento e acabaram estragando. Sobrou comida ou acabou comprando mais do que pretende consumir nos próximos dias? Congele os alimentos para que eles durem mais tempo.

Aproveitar o alimento por completo

Procure fazer mais receitas que aproveitem os alimentos totalmente. Sucos que aproveitam as cascas de frutas e legumes, saladas  e sopas com os talos das plantas, aproveite as sementes sempre que puder, enfim, use a criatividade para consumir o máximo daquilo que estiver à sua disposição.

Ordem de consumo

Na hora de consumir o que tiver na geladeira, dê prioridade às compras mais antigas, para evitar que elas passem do prazo de validade. A organização da geladeira e da despensa pode ser feita seguindo esta prioridade.

Seja criativa com as sobras

Sobrou salada, arroz e frango do dia anterior? Use tudo para fazer um arroz colorido. Antes de jogar comida no lixo, avalie o que pode ser feito para reaproveitá-la. Restos de vegetais que não foram usados naquela sopa que você preparou podem ser usados como recheio para uma torta caseira.

Faça adubo

Os restos de comida que não puderem ser aproveitados pode ser usado para fazer adubo caseiro. A compostagem é uma excelente alternativa para ajudar o meio ambiente e evitar perdas desnecessárias.

economia-agua

Torneiras

Evite o desperdício de água instalando dosadores de vazão nas torneiras da casa. Em muitos imóveis a água normalmente sai com muita pressão e isso gera desperdício. Os dosadores são uma ótima alternativa para acabar com este problema.

Água de reuso

Use a água do segundo enxague da máquina de lavar ou mesmo a do banho para outros fins. Em vez de deixá-la escorrer pelo ralo, utilize-a para dar descargas ou mesmo para limpar a casa.

Produtos de limpeza 

Na hora da faxina, vale redobrar o cuidado para usar os produtos de limpeza com prudência, obedecendo as instruções e evitando excessos. O uso consciente destes produtos é uma boa ação para o meio ambiente e para o seu bolso!

Limpeza da louça

Não deixe a torneira aberta enquanto estiver lavando a louça suja. Organize a ordem de limpeza de um modo inteligente. Por exemplo, a água que você enche uma caneca, os copos ou utensílios maiores pode ser usada para despejar em talheres e outros itens menores.

Os cuidados com a casa são muitos, mas a correria do cotidiano é tamanha que nem nós, nem os demais moradores da casa têm tempo suficiente para cuidar dessas questões de bem-estar com atenção. Se você estuda contratar um empregado ou empregada doméstica, mas tem dificuldade em encontrar e manter-se em dia com todas as responsabilidades trabalhistas que deve ter com este profissional, o pessoal da Webhome pode resolver este problema.

A empresa fica responsável por cuidar de todas as questões deste funcionário (a), desde guias de FGTS e INSS, cálculos de faltas, 13° salário, horas extras até o gerenciamento do pagamento de salário. São vários planos oferecidos, sendo que é possível contratar o serviço a partir de R$ 19,99 por mês. Vale a pena conhecer o trabalho deles!

 

Crédito das imagens: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close