10 Perguntas para encontrar a multiplicidade dos seus talentos

10 Perguntas para encontrar a multiplicidade dos seus talentos

*Karine Drumond

Olá, hoje queria refletir com vocês sobre multiplicidade ao empreender, a multiplicidade dos seus talentos. O mundo demanda que sejamos especialistas, muitas vezes, como se existisse um só caminho, uma escolha “correta”. Quanta angustia, tensão e estresse derivam disso! Experimentar o caminho oposto pode ser libertador. E se você passasse a se focar no seu múltiplo potencial? Como seria se você passasse a se ver como uma pessoa capaz de realizar e desenvolver várias coisas?

Quando queremos mudança (de vida, de carreira, de um novo negócio), sabemos que não estamos onde queríamos estar, mas não sabemos para onde ir. O incerto e o duvidoso nos bloqueiam. No medo, procuramos pela próxima resposta certa, pelo próximo emprego certo, pelo próximo negócio certo, pela ideia “correta”. Duvidamos da nossa capacidade de nos orientar pela nossa intuição. Mas em algum ponto percebemos que não existe a “resposta certa”. O que existem são possibilidades. Para fazer uma grande mudança, precisamos nos desapegar do passado.

Se você tem múltiplos interesses e sempre se questionou sobre o porquê de precisar escolher somente um caminho ou uma especialização, faça um favor a você mesma e veja este TED.

Possibilidades assustam porque elas nascem com um convite para experimentar. Novamente é preciso reajustar seus sentidos, tirar a poeira da sua intuição, resgatar sua alma feminina, aquela que te guia em meio a escuridão, aquela em que você confia. Se permitir experimentar é abrir caminhos. Esqueça a resposta correta, procure pela segunda, pela terceira, pela quarta…Na possibilidade de se perder, você acaba se encontrando.

mudanca_carreira

Quer ver como você pode encontrar a multiplicidade dos seus talentos? Procure responder às perguntas a seguir. Deixe o pensamento fluir, sem analisar demais, apenas responda o que vier à mente:

  1. Quais foram os momentos em que você fez algo em que se sentiu muito entusiasmada?
  2. O que você tem curiosidade de aprender?
  3. O que as pessoas dizem que você faz bem?
  4. O que você faz tão bem que mal vê o tempo passar?
  5. O que você faz que se sente incrível ou imbatível?
  6. Se você pudesse passar um ano apenas aprendendo, sobre o que gostaria de aprender?
  7. Que papel ou atividade você experimentaria se soubesse que não falharia?
  8. Se você tivesse certeza que ainda tem três vidas pela frente, ao que você se dedicaria em todas elas?
  9. Quais são as coisas que você aprende mais rápido e com mais facilidade?
  10. O que você já fez só por curiosidade?

Viu como podemos levantar a poeira da imaginação quando permitimos deixar as ideias fluírem, sem as amarras do “e se não der certo”, “isso é bobagem”, “isso não vai me levar a lugar nenhum” e tantos outros pensamentos bloqueadores? Agora você tem uma lista maravilhosa de possibilidades. O que você pode fazer com ela só depende de você.

E quando decidir, permita-se. O coaching criativo é o processo que busca descobrir novas oportunidades para mulheres que querem mudanças profundas na carreira ou nos negócios.

* Karine Drumond e Priscila Valentino, do Negócio de Mulher, acreditam que mulheres são agentes de mudanças sociais poderosas e duradouras. 

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

Negocio de Mulher

Negocio de Mulher

Negócio de Mulher

close