11 características necessárias para quem quer empreender

11 características necessárias para quem quer empreender

Com o aumento do desemprego no Brasil, muitos enxergam o empreendedorismo como uma alternativa para se manter no mercado de trabalho. As incertezas políticas e econômicas no país tornam o cenário mais desafiador para a empreendedora. Por outro lado, crises também representam oportunidades. Mas além de otimismo, é necessário muita pesquisa, planejamento e preparo para apostar no empreendedorismo.

Se você deseja empreender, fique atenta às principais características que uma mulher precisa ter para começar a empreender, segundo dois especialistas no assunto: Ana Fontes, sócia fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Alcidney Sentallin, consultor em gestão e professor da IBE-FGV.

Você também pode gostar:
Administradoras largam cargos altos na Ambev para empreender
A diferença entre ter uma franquia e empreender
Realidade no empreendedorismo feminino

Ana Fontes, sócia Fundadora da Rede Mulher Empreendedora:

1) Tenha atitude empreendedora: enxergar o que os outros não veem.

Embora desafiadores, períodos de crise são também momentos de oportunidade. Para empreender, também é necessário ter uma visão abrangente. O que é dificuldade para uns, pode ser a chance para outros. Perceber necessidades e lacunas no mercado pode ser um bom ponto de partida.

2)  Aproveite as oportunidades da melhor maneira

Não tenha preguiça, explore as oportunidades ao máximo. Pesquise tudo que puder, invista no networking e no conhecimento, estude, atualize-se.

3) Não desista na primeira dificuldade

Um empreendimento bem-sucedido pode dar muitos frutos bons. Mas empreender requer esforço e disposição e são diversas as dificuldades no caminho. É essencial estar bem preparada para lidar com elas.

Continue a ler a matéria na próxima página!

4) Abandone o pensamento de corporação

Se a mulher ainda não começou a empreender, a primeira atitude é se livrar dos paradigmas do mundo corporativo como salário, 13º, férias e principalmente de que se “livrará do aval do chefe”. Afinal, quando você empreende, o seu chefe é o seu cliente e sem ele você não sobrevive.

É necessário estar atenta às necessidades dos clientes, manter um bom relacionamento e buscar oferecer o melhor produto ou serviço possível, tanto para manter a fidelidade dos clientes como para sobreviver à competição no mercado.

5) Busque um mentor para apoiá-la e identificar oportunidades de negócios

Ter um mentor (ou mentora!) para receber orientação tanto nos maus quanto nos bons momentos é muito importante. Procure alguém que te inspire e em quem você confie.

11_caracteristicas_empreender

6) Seja otimista

O otimismo é essencial para empreender. Tenha uma atitude positiva, mas sem perder a realidade de vista.

7) Tenha coragem para enfrentar desafios diários

Empreender exige jogo de cintura e poder de adaptação. É preciso saber lidar com imprevistos, reconhecer momentos em que é preciso pedir ajuda e saber que os desafios estarão presentes.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Alcidney Sentallin, consultor em gestão e professor da IBE-FGV:

8)  A essência do sucesso do empreendedorismo é o planejamento.

Todo o planejamento precisa ser feito com muito cuidado. Dê uma atenção especial ao planejamento financeiro e de marketing.

9) Quando há paixão no que se faz, não há sacrifício.

Quando se encontra paixão no que se faz, as coisas parecem mais leves. Empreender exige muito tempo e energia, então certifique-se de empreender em uma área que você ame.

10) Busque algo que você tenha expertise

Empreenda em uma área que lhe pareça natural, na qual você tenha conhecimento. Isso facilitará as coisas e lhe dará mais segurança.

11) Aproveite características naturais da mulher

Explore as características que costumam ser mais acentuadas em mulheres, como uma percepção ampla, atenção aos detalhes e pensamento mais estruturado.

Lembre-se, para empreender é necessário estar muito bem informada, conhecer o mercado no qual deseja atuar e seu público-alvo, entre outros detalhes. Para aprender mais sobre empreendedorismo, vale a pena pesquisar no Sebrae, Endeavor, Rede Mulher Empreendedora e Senac.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close