13 coisas que você precisa saber para viver livre de dívidas

13 coisas que você precisa saber para viver livre de dívidas

Vive em pé de guerra com as suas dívidas? Chegou a hora de deixar esse problema no passado e começar a pensar no que realmente importa: os seus planos. Para ajudá-la a chegar lá, reunimos 13 textos que abordam o passo a passo de uma vida livre de débitos. Confira!

1) Fazer dívidas para se afirmar não vale a pena

Como mulheres, sofremos uma forte pressão de consumo. Mas comprar produtos pensando em impressionar os outros definitivamente não é um hábito saudável – nem para você, nem para o seu bolso. Leia mais aqui.

2) Promoções podem ser uma grande cilada

Grandes promoções podem trazer boas oportunidades de economia, mas também a tentação de comprar mais do que planejava por impulso. Por isso, é preciso cuidado. Veja aqui como aproveitá-las, sem cair em armadilhas.

3) Emprestar o seu nome para os outros também

Apesar de ser um hábito comum entre os brasileiros, contrair dívidas em nome de familiares e amigos pode ser um grande erro. O risco de não receber o valor de volta ou ficar inadimplente torna essa opção extremamente arriscada. Entenda aqui.

4) Há dívidas menos e mais prejudiciais

Há dívidas e dívidas: algumas podem ajudá-la a realizar sonhos, outras a passar por momentos de dificuldade e há ainda aquelas que só servem para complicar as finanças – e devem ser evitadas. Veja de quais dívidas você deve fugir a qualquer custo.

lista_dívidas_interna

5) Quitar suas dívidas é fundamental para pensar no futuro

Com dívidas se acumulando, fica muito difícil fazer planos e conquistar os seus sonhos. Veja, então, 5 passos para quitar os seus débitos de vez.

6) O 13º salário pode dar uma força ao seu objetivo

Para quitar aquilo que deve, todo reforço financeiro é válido. Portanto, usar o seu 13º salário com esse objetivo é uma ótima escolha.

7) Pagar a fatura integral do cartão deve ser uma regra

Com uma taxa de juros altíssima, o cartão de crédito é o grande vilão da vida financeira dos brasileiros. Se você está com o pagamento em atraso, é hora de se livrar dessa dívida. Veja como.

Leitura complementar

Plano para Quitar Dívidas

Plano para Quitar Dívidas

Ver mais

8) A renegociação ou portabilidade podem ser boas opções

A portabilidade e a renegociação de dívidas aparecem como ótimas alternativas para quem está enrolada com contas ou querendo encontrar taxas de juros mais baixas no mercado. Entenda aqui a diferença entre elas.

9) Mas é preciso tomar cuidado com os empréstimos para negativados

Uma das opções para quem está com o nome sujo e deseja se livrar desse problema são os empréstimos para negativados. No desejo de resolver a situação logo, entretanto, as chances de cair em ciladas são grandes. Veja como fugir delas.

10) Fazer as pazes com o seu bolso fará você se sentir muito bem

Pode ser difícil, mas a sensação de estar com a vida financeira nos eixos compensa o medo inicial de encarar as dívidas. Fazer as pazes com o seu bolso será muito gratificante. Confira como.

11) Depois disso, você poderá pensar em outras coisas

Após deixar essa preocupação para trás, será a hora de virar a página e pensar naquilo que você deseja conquistar. Entenda como agir depois de ter se livrado das dívidas.

12) Por exemplo, em investir

Com os juros altos no País, quem tem dívidas a pagar deve encarar o objetivo de pagá-las com prioridade. Por isso, você só poderá pensar nos seus investimentos depois de resolver essas pendências.

13) E é sempre importante manter a motivação!

Por fim, não basta pagar o que deve, é preciso mudar o seu comportamento e manter a motivação para ficar livre das dívidas.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

marianaribeiro

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close