13 custos de casamento que os noivos costumam esquecer

13 custos de casamento que os noivos costumam esquecer

Montar o orçamento de um casamento costuma ser um grande problema. São muitas coisas para pensar, desde vestido e terno até lembrancinhas e flores. Quando o casal conta com uma cerimonialista, as coisas ficam mais fáceis, mas muitas vezes o orçamento é feito apenas pelos dois. E é nessas horas que vocês precisam ficar atentos para os custos escondidos, detalhes que costumamos esquecer, mas que comprometem bastante o orçamento final.

A gente sabe que casamentos são caros e que a busca por economizar é grande. Cortar gastos aqui e ali, fazer escolhas tudo isso faz parte. Assim como também faz parte se organizar para ter em mente que, quase sempre, o orçamento inicial acaba sendo menor do que o resultado final. É por isso que precisamos deixar bem claro cada gasto, fazer check-lists e planilhas.

Ao definir um orçamento, muitos especialistas ou cerimonialistas sugerem que o orçamento conte com uma reserva que represente cerca de 20% do valor total do casamento. Dá um certo pavor, não é? Então é melhor gravar esses gastos para não acabar endividada no final do grande dia:

1. Cartório e juiz de paz

Na euforia da festa, costumamos esquecer dos gastos burocráticos com o casamento. Para dar entrada no cartório você irá gastar uma quantia significativa de dinheiro. Varia de estado para estado, mas os gastos para casar no cartório ficam entre R$500,00 e R$900,00. Se você pretende levar o juiz de paz até o local do casamento, prepare-se: os gastos aumentam ainda mais.

2. Presentes para pais, madrinhas e padrinhos

Seus pais, madrinhas e padrinhos irão gastar uma quantia considerável no seu casamento. São gastos com hospedagem, táxi, vestido, terno, sapato… Uma porção de coisas para estarem impecáveis no dia da cerimônia. Se você quiser agradecê-los, faça um jantar ou dê uma lembrancinha para cada um deles. É uma ótima forma de mostrar que você está agradecido por tudo. Por isso, separe uma graninha para esse mimo.

Leitura complementar

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Planilha para Organizar o Seu Casamento

Ver mais

3. Alterações e mudanças de plano

O seu vestido vai precisar de ajustes. O terno do noivo também. Quem sabe até mesmo seu véu vai precisar de uma finalização. Essas alterações ou mudanças de plano custam dinheiro e nem sempre a gente se lembra disso. Quando vemos, já pagamos mais do que imaginávamos e lá se vai nosso orçamento ladeira abaixo. Lembre-se de que a partir de um certo número de acertos, as alterações costumam ser cobradas.

4. Acessórios da noiva e do noivo

Acontece muito de a noiva se esquecer dos brincos, cordão e até mesmo do cinto ou faixa do vestido. São itens à parte e que devem constar na sua lista do orçamento. O mesmo vale para o noivo: lapela, abotoaduras, relógio, tudo isso custa dinheiro e precisa ser levado em consideração.

5. E os bichinhos de estimação?

Você tem cachorro ou gato? Não se esqueça de que eles irão precisar de um lugar seguro e de companhia antes, durante e depois do casamento. Se vocês não querem comprometer nenhum amigo com isso, a melhor opção é contratar um pet sitter ou hospedá-los em um hotel. Durante a loucura dos dias antes do casamento, essa talvez seja a melhor opção.

custos_casamento_interna

6. Correios

Ainda que hoje em dia a internet encurte as distâncias, os convites de casamento enviados por correio ainda são super utilizados. Parentes distantes, convidados que não encontramos com frequência, amigos que se mudaram de estado ou país. Todas essas pessoas adorariam receber seus convites em mãos. Lembre-se de que existem os gastos com correios, não se esqueça deles.

7. Alimentação antes e depois do casamento

O dia do casamento é aquela correria e sim, o casal se esquece de comer. Quase todos os casais que conheço relatam que alguém precisou lembrá-los do almoço, do jantar, do café-da-manhã. Por isso planeje-se para comprar ou pedir comida na véspera e um dia depois. Vale incluir esse gasto no orçamento, principalmente porque muitas vezes essa alimentação se estende a quem está arrumando a noiva, como cabeleireira, maquiadora, mãe, irmã, madrinha…

8. Danos e quebras de itens de fornecedores

A menos que você consiga identificar cada pessoa que quebrou um copo na noite da festa, você terá que arcar com estes gastos no final da festa. Deixe um dinheiro de reserva caso precise ressarcir algum fornecedor. É melhor estar prevenido, acidentes acontecem.

9. Roupas íntimas

Você vai precisar de um sutiã que fique bom com o vestido. Ou uma calcinha linda para a noite de núpcias. O mesmo vale para o noivo, que também deve caprichar para curtir as núpcias com a noiva e fazer bonito. Coloque os gastos com cuecas, calcinhas, sutiãs e meias no seu orçamento. Faz parte e não é tão barato assim!

10. Cadeiras

Se o local fornecer móveis, ótimo, você não precisará se preocupar com isso. Mas, muitas vezes, você vai precisar alugar e é bom poder contar com cadeiras extras. Faça as contas pelo número de convidados e não pelos confirmados, viu?

11. Taxas de entrega

Na hora de comprar seu buquê, convites e até mesmo acessórios, é preciso pensar no frete ou na taxa de entrega. Você vai precisar chamar um táxi na hora de buscar alguns itens ou até mesmo pensar na gasolina do seu carro, caso você dirija.

12. Horas extras

A festa está boa e vocês pensam em estender mais uma horinha? Lembre-se de que vocês terão que pagar a todos os fornecedores que permanecerem no local. É gasto extra que só descobrimos na hora, por isso prepare-se.

13. Lavagem do vestido e do terno

Após o seu grande dia, sendo alugados ou não, vocês vão precisar cuidar do terno e do vestido de noiva. A barra suja, cai cerveja, suja de docinho… Na hora da alegria, a última coisa que nos importamos é em não sujar o traje. Por isso, conte com um serviço de lavagem especial para o vestido e o terno, pois são tecidos especiais e merecem cuidado.

Com todos estes gastos bem esclarecidos, vai ficar mais fácil controlar seu orçamento. Anote tudo, coloque em sua planilha e pronto, tudo certo! Ah, tem mais algum gasto surpresa que não mencionamos aqui? Que tal nos contar qual é e ajudar outros casais?

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar é um barato

Casar é um barato

close