15 dicas para começar a economizar (e mais um bônus!)

15 dicas para começar a economizar (e mais um bônus!)

Economizar uma parte do salário não é natural para muita gente. Você sabe bem o que estamos falando, não? Com tantas contas a pagar, compras de supermercado, academia, restaurantes e assim por diante, fica difícil sobrar algo no fim do mês. E quando sobra, a gente trata como “sobra” mesmo: gasta assim que tem a oportunidade. Deste jeito, fica difícil de começar a montar uma poupança…

Mas você não está sozinha. Segundo estudo realizado pelo Instituto Rosenfield, uma boa parcela da população brasileira não poupa dinheiro e também não investe por medo. E a situação parece não ter previsão para mudar. Como indica a pesquisa do Ibope Inteligência, quando o brasileiro decide economizar, só para de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos. Mas e todas as outras contas que podemos tentar rever? Lembre-se que para poupar dinheiro você vai ter que mudar alguns hábitos.

Com algumas mudanças no seu dia-a-dia, dá para economizar mais de 20% de seu salário! Aprenda algumas dicas:

1. Anote: Durante um mês, coloque no papel ou em uma planilha quais são os seus gastos diários. Não se esqueça de nada, tudo que comprar entra na lista, desde a conta de luz até o cafezinho, o taxi ou aquele presentinho que você resolveu comprar para você mesma.

2. Diminua: Vá até o banco e reduza todos os seus limites do cartão de débito e de crédito. Veja até quanto você consegue reduzir, mas não se esqueça de deixar um valor mínimo para possíveis urgências.

3. Corte: Veja onde você consegue reduzir as suas despesas. Dá para mudar o plano do seu celular para algo mais barato? E diminuir o seu número de saídas para jantar fora no meio da semana? Levar um lanche para o escritório ao invés de comprar algo na lanchonete? Especialistas indicam que dá para cortar em pelo menos 20% todos os seus gastos. Depois de anotar, veja o que dá pra eliminar das suas despesas.

4. Liste: Faça uma lista de comprar antes de ir para o mercado. Ao sair para fazer as compras, analise qual é o preço em cada concorrente e só compre os produtos que estirem na lista. Evite levar mais do que precisa e escolha o que vale a pena no estabelecimento.

5. Pesquise: Antes de fazer qualquer negócio, principalmente os de valores altos e indispensáveis, pesquise e escolha a melhor opção para o seu bolso.

6. Pechinche: Se o produto que você escolher for de alto valor, tente negociar o pagamento à vista. Normalmente as lojas oferecem uma porcentagem de descontos para este tipo de pagamento. A ideia é fugir do parcelamento, pois os juros cobrados no comércio são normalmente elevados.

7. Se acalme: Já dizia o ditado “A pressa é inimiga da perfeição”! Nada melhor do que fazer as compras antes de pensar bem e ver se elas valem a pena. Busque alternativas, pesquise e não faça nada com pressa! Quem tem pressa normalmente é o vendedor, e não a compradora…

8. Pense: Enquanto estiver escolhendo os seus produtos, reflita se realmente precisa daquele artigo e se ele vai realmente suprir a sua necessidade. Vale fazer uma avaliação de custo-benefício! Se estiver difícil de chegar a uma conclusão, pense o que mais você poderia comprar por aquele valor. Será que vale mesmo a pena???

9. Combine: Ao comprar roupas, escolha as peças que pode combinar com diversas roupas do seu armário. Só leve se tiver certeza de que está realmente precisando daquele artigo.

10. Liberte-se: As grifes chamam a atenção, mas você não será uma pessoa melhor por fugir das roupas sem grife. Escolha peças que fazem o seu estilo e que não custarão caro.

11. Poupe: Toda pequena ação no seu dia a dia fará diferença no seu orçamento. Quando sair de um ambiente apague as luzes e antes de viajar, não se esqueça de tirar os eletrodomésticos da tomada.

12. Invista: Tenha prazer em sonhar e conquistar objetivos a curto, médio e longo prazo. Lembre-se que não devemos passar a vida inteira pagando contas. Para conquistar o que você almeja, separe a quantia que você deseja poupar assim que o seu salário cair, e não deixe esperar até o fim do mês para poupar!

13. Divirta-se: Por mais que esteja contendo todos os gastos, você também precisa relaxar e se divertir. Se você ficar muito radical de uma hora para outra, logo vai perder o impulso, principalmente se não tiver um objetivo claro para começar a poupar. Mas para você se divertir, não precisa gastar rios de dinheiro. Prefira opções de lazer mais baratas, como andar de bicicleta no parque. Busque também descontos em sites de cupons ou de compras coletivas.

14. Repense: Veja no seu interior por que precisa comprar e o que isso representa na sua vida. Vivemos numa sociedade que incentiva as compras, mas não precisamos seguir o mundo todo. As melhores coisas da vida são de graça!

15. Faça: Para dar presentes, evite gastar rios de dinheiro. É possível pensar em algo para você mesma fazer ou então você pode escolher um artigo mais barato e ainda interessante.

Dica bônus! O consultor financeiro Reinaldo Domingos ensina em seu livro “Eu Mereço Ter Dinheiro” para a mulher traçar três sonhos. O primeiro deve ser realizado em curto prazo, até 1 ano, outro a médio, em até 10 anos, e, o último, para ser feito em mais de 10 anos. Faça as contas e veja quanto precisa guardar para realizar cada um deles. No seu próximo salário passe a poupar a quantidade necessária para realizar os três.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close