3 aspectos para avaliar antes de morar sozinha

3 aspectos para avaliar antes de morar sozinha

Morar sozinha é uma grande realização para quem busca independência, mas em tempos de crise, nem tudo são flores. A precaução precisa ser ainda maior quando a experiência acontece pela primeira vez. É maravilhoso imaginar o seu próprio cantinho, com tudo decorado do seu jeito, o sossego para organizar a rotina da sua maneira, enfim, é muito gostoso sonhar com toda essa parte.

Mas é preciso também levar em conta as questões inconvenientes: o que acontece se você perde o emprego do dia para a noite? Existe uma reserva de emergência para cobrir suas despesas até que outro trabalho apareça? Seu orçamento está organizado para bancar um imóvel? Você tem como equipar a casa pelo menos com os itens básicos (cama, armário, geladeira, etc)? Se não, o aluguel de um imóvel mobiliado cabe no seu bolso sem maiores transtornos?

Fazer questionamentos a respeito dos aspectos práticos de morar sozinha não é jogar um balde de água fria em seus sonhos, é ter os pés nos chão para concretizar aquilo que você deseja. A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar na escolha do imóvel e nos primeiros passos para você ajustar-se a este novo estilo de vida.

Morar só ou dividir um imóvel?

Ainda que morar sozinha seja uma grande vontade, é preciso ter a certeza de que você está financeiramente preparada para dar este passo. Afinal, as despesas ficam todas por suas contas e isso pesa bastante, principalmente se você estiver morando em uma cidade com o custo de vida elevado.

Se você ainda não sente-se completamente segura para bancar suas contas sozinha, é preciso considerar dividir as despesas com alguém. Na hora de selecionar o imóvel, procure também pelos apartamentos ou casas com dois e três dormitórios. Converse com amigos, espalhe a notícia em suas redes sociais e descubra pessoas com interesses semelhantes aos seus, para que você possa encontrar gente para morar contigo.

Se não tiver problemas em morar com pessoas que não conhece, vale a pena entrar em comunidades sobre repúblicas na cidade em que for morar. Sempre existem pessoas divulgando vagas ou procurando um lugar para ficar.

Até que você firme suas bases para morar sozinha, essa é uma boa opção para adaptar-se a um novo estilo de vida e ainda juntar uma grana.

morar_sozinha

A escolha do local

Na hora de escolher o bairro onde irá morar, é importante que você leve em consideração não só o valor do aluguel, mas há também o condomínio e a distância deste bairro para os locais em que você precisará deslocar-se com frequência. Por exemplo, se você for morar longe do seu local de trabalho ou estudo, é preciso colocar na ponta do lápis o quanto deverá gastar mensalmente com o transporte.

Pesquise também os preços nos arredores do imóvel que estiver de olho (supermercado, lojas de conveniência, farmácias, etc). Você com certeza vai usufruir da rede de comércios e serviços ao seu redor e é preciso saber o quanto isso significa para seu bolso.

As condições do imóvel

Antes de fechar qualquer contrato, tenha atenção aos detalhes do local que tiver intenção de alugar. Encanamentos, fiação elétrica, possíveis rachaduras nas paredes, tudo isso pode acarretar custos extras para você e muita dor de cabeça.

Se achar pertinente, vale levar algum especialista de sua confiança no dia da visita ao imóvel, para que você possa ter uma opinião mais crítica sobre o espaço e descobrir possíveis “maquiagens” no ambiente.

Pensar bem em todos os itens que listamos pode facilitar sua vida neste primeiro momento. No mais, tenha calma, paciência, perseverança e confiança! No final, tudo dá certo!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close