3 dicas de como liderar profissionais das gerações x, y e z

3 dicas de como liderar profissionais das gerações x, y e z

*Love Mondays

Com a presença de diferentes gerações – muito distintas entre si -, o mercado de trabalho vive uma situação interessante: as gerações precisam conviver de maneira harmônica e produtiva para os negócios. Sejam profissionais com muita ou pouca experiência no mercado, a realidade é que é fundamental entender e saber lidar com a diversidade de perfis entre os colaboradores de uma empresa. Se você for a líder de uma equipe heterogênea, os desafios são maiores, mas os resultados podem ser melhores ainda. O objetivo é que você possa extrair e aproveitar o melhor de cada um, imaginando os traços de cada geração e a relação deles com o ambiente de trabalho.

Nascidos entre 1946 e 1964, os baby boomers já se preparam para a aposentadoria e dão espaço para os membros da geração X assumirem cargos de direção e presidência. Ambas gerações, por terem vivido períodos de dificuldade econômica em guerras e crises mundiais, buscam mais estabilidade e segurança. Já a famosa geração Y, que começa assumir cargos de liderança, é mais instável, buscando empresas que compartilhem seus valores e um ambiente de trabalho mais informal, características semelhantes às da geração Z.

Você também pode gostar:
Veja como lidar com relacionamento no ambiente de trabalho
Dormir por apenas seis horas é pior do que ficar acordada por dois dias
Erros de gestão faz empresas perderem grandes talentos

Entender sobre esses e outros detalhes, facilita muito a administração de uma equipe com muitas gerações. Ainda que desafiadora, a tarefa de gerenciar quatro gerações pode render ótimos resultados e excelentes relações de trabalho. Confira, a seguir, as dicas que listamos para que você e sua equipe heterogênea sejam bem sucedidos.

empresa-geracoes-diferentes

Procure realmente conhecer as pessoas

Ao lidar com uma equipe composta por várias gerações é importante, primeiramente, conhecer as características de cada uma. Depois, é necessário conhecer melhor as pessoas individualmente, lançando um olhar mais profundo nas características de cada um. Entenda o que motiva e desafia seus colaboradores e trabalhe essas características de maneira inteligente. Exemplo: um funcionário pode se satisfazer com benefícios financeiros, ao passo que outro dá mais valor à qualidade de vida ou a horários flexíveis.

Avalie a melhor forma de se comunicar

Ajustar os canais de comunicação com cada geração de colaborador evita problemas e garante o perfeito entendimento de todos. A geração X, por exemplo, usa muito o e-mail para se comunicar, ao passo que a Y utiliza mais os meios de comunicação instantâneos, tais como o WhatsApp. A geração Z, criada diante de inúmeros recursos tecnológicos, já adota o Snapchat e o Facebook Messenger.

Diante de tamanha diversidade, é importante criar uma linguagem única e um processo de comunicação que atenda a todos. Não é fácil, mas isso rende melhores resultados, sem dúvida.

Explore o melhor de cada um

As gerações mais antigas costumam ser melhores em ensinar e liderar. As mais jovens, no entanto, são ótimas na execução. Em uma equipe, é fundamental selecionar o mais forte de cada um e organizar tarefas de forma a otimizar processos, aumentar o aprendizado, minimizar erros e entregar ótimos resultados em menos tempo. Diversifique papéis dentro da equipe e veja como os resultados podem ser surpreendentes!

Conhecer melhor, compreender e ter flexibilidade para lidar com variados perfis e capacidades é a chave para o sucesso de um líder que precisa administrar um time composto por diversas gerações. Mais do que nunca, nessa situação, você precisará exercitar seu poder de compreensão para captar o que cada um tem de melhor. Experimente fazer esse exercício e extraia o máximo de sua equipe!

*A coluna assinada pela Love Mondays conversa com as mulheres que prezam pelas suas vidas profissionais, mas que não abrem mão de ter a qualidade de vida conciliada com suas carreiras.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Love Mondays

Love Mondays

<3 Trabalho

close