3 dicas para dar uma boa palestra

3 dicas para dar uma boa palestra

Você foi convidada para ministrar uma palestra e ficou super entusiasmada com o convite. Além da euforia inicial, veio também aquele frio na barriga ao perceber que terá que elaborar um discurso envolvente e deixar uma boa impressão. Afinal, o sucesso de sua palestra pode ser determinante para abertura de portas profissionais.

Fica sempre uma sensação muito boa quando participamos de uma palestra interessante, quando saímos do auditório impressionadas com o discurso que acabamos de ouvir e também com a mente aberta para novas perspectivas. E ai quando você se imagina no lugar do palestrante, com certeza quer também deixar uma boa impressão.

Então, antes de começar a formular suas estratégias, mantenha o foco no principal: não valorize seu nervosismo e cuidado com o excesso de cobrança! Para que seu discurso flua com naturalidade o primeiro passo é manter a calma. Assim você vai ganhando confiança à medida que for falando e sentindo-se mais confortável com a situação de falar para muitas pessoas.

Agora vamos falar sobre algumas dicas que podem tornar a sua apresentação um sucesso!

A linguagem

Seja lá qual for a sua área de atuação – ainda que o tema da palestra seja algo extremamente técnico – opte sempre pela linguagem mais simples e direta possível. Existe uma grande diferença entre as pessoas que têm conhecimento e aquelas que sabem transmitir conhecimento.

Dominar bem um tema mas não saber transmiti-lo de forma clara para as pessoas é um grande problema para quem tem a tarefa de fazer uma palestra. Revise seu discurso, ensaie falando para alguém leigo no assunto abordado e avalie se a sua fala está clara o suficiente para que o assunto seja bem absorvido pelo maior número de pessoas possível. Ainda que o público tenha certa noção sobre o tema que você pretende abordar, é preciso partir do pressuposto que as pessoas estarão ali para aprender. Sendo assim, adote uma linguagem universal, capaz de ajudar tanto quem entende do assunto quanto quem ainda está começando a aprender.

3 dicas para dar uma boa palestra

Cuidado com o ego

Você já passou pela experiência de esbarrar com uma pessoa extremamente egocêntrica em alguma reuniãozinha entre amigos, balada ou algo parecido? Aquela pessoa que te faz lembrar do Johnny Bravo, que se acha super bacana, interessante, bonita e acaba se gabando taaaaanto que simplesmente parece insuportável? Ninguém merece tanta chatice, não é mesmo?

Então se você também é do tipo de pessoa que não aprecia os egos exagerados, por qual motivo vai gastar boa parte do seu tempo como palestrante para falar de si mesma e das experiências que viveu? Infelizmente é comum ver palestras por ai recheadas de “eu isso” e “eu aquilo” em grande parte do discurso. Uma coisa acaba levando a outra, a pessoa começa a falar do que fez certa vez, de como se destacou em uma outra situação e a tendência é concentrar todo o discurso naquilo que fez ou deixou de fazer.

Para não cair nessa cilada, lembre-se sempre que o público não está ali para saber mais sobre você, o palestrante não é o tema da palestra. Isso não significa que você não possa dar alguns exemplos ou mesmo citar algumas situações pessoais como forma de aliviar o discurso, mas tenha sempre muito cuidado para não concentrar os holofotes somente sobre você.

A quantidade de informações

Será que é mesmo preciso levar um caminhão de informações para uma única palestra? Você pode gastar horas elaborando uma série interminável de gráficos, dados estatísticos, reunir informações de mil pesquisas e criar um material realmente muito rico. Mas será mesmo que seu público vai conseguir absorver tudo isso de uma só vez?

Em muitos casos pode valer aquela máxima do “menos é mais”. Entupir a sua apresentação de informações pode deixar as pessoas confusas e perdidas. Faça um filtro daquilo que realmente será importante levar ao público, seja seletiva!

Bom, seguindo esses passos o que nós esperamos é que você faça uma excelente palestra!

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close