3 dicas para fazer boas compras em feiras de antiguidades

3 dicas para fazer boas compras em feiras de antiguidades

*Angela Renoldi

Feiras de antiguidades são ótimos locais para encontrar bons achados por preços bacanas – fora que são uma delícia de passeio. No entanto, existem alguns truques para você fazer compras e se dar bem nelas. Confira:

1 – Chegue cedo. Com a feira mais vazia, é possível dedicar mais tempo a cada barraca sem uma multidão em volta.

2 – Pechinche. Feira é sinônimo de pechincha, não é mesmo? Nas de antiguidade temos a vantagem de não ter xepa. Como os artigos não são perecíveis, fica mais fácil de negociar os preços com menos pessoas em volta. Mais um motivo para chegar cedo!

3 – Dê uma volta completa antes de comprar algo (a não ser que encontre de cara aquela peça que estava procurando). Em feiras de antiguidades, você encontrará artigos diferentes em cada barraca, com uma grande variedade de preços. Desta forma, você compra de forma estratégica, evita sair gastando com pequenos itens logo de cara e guarda dinheiro para peças de maior impacto.

Com essas informações na cabeça vamos dar uma voltinha.

Em São Paulo, existem várias feiras espalhadas bacanas. Escolhi três delas por suas particularidades. Começado da menor para a maior em tamanho, exclusividade e localização temos:

1 – A feira do MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura que fica no Jardim Europa. Lá encontramos uma feirinha pequena e recheada de verdadeiras obras de arte. Ela reúne antiquários que vendem peças mais selecionadas e um tanto mais caras. Encontramos muitos quadros, móveis, cristais e prataria. O bacana é que é um programa completo – a feira é pequena e fica ao lado do MIS (Museu da Imagem e Som) e do MuBE. Só tome cuidado: as opções de alimentação são poucas e caras.

2 – A feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Super famosa e lotada, essa feira tem quase 30 anos e muitos artigos bem bacanas! A frequência é predominantemente de jovens moderninhos e famílias a procura de peças vintage. Lá o passeio é completo e variado. A volta toda da praça é recheada de restaurantes e se você gosta de música, ainda dá para terminar subindo a Rua Teodoro Sampaio, com uma loja de instrumentos colada na outra.

3 – A feira do Bixiga, minha preferida de longe! Tanto pela história do bairro quanto pela variedade que ela oferece. É grande e cheia, mas não é tão apertada como a Benedito Calixto. As peças de prata são incríveis e é o lugar que mais reúne garrafas antigas, como de refrigerante ou de leite (se você estiver interessada em uma decoração mais moderna). Gosto muito das porcelanas também. Pesquise bastante, pois apesar da exclusividade das peças os preços variam muito. Finalmente, escolha uma das cantinas que ficam nos arredores da praça e se delicie com a autêntica gastronomia italiana. Não deixe para comer muito tarde. As cantinas lotam!

boas-compras-economizar-feira-antiguidades

Uma última consideração: preste atenção para não comprar gato por lebre. Isso é muito difícil para quem não entende muito de antiguidades (como eu). Eu costumo prestar muita atenção no material e peso das peças – e uso bom senso e intuição. Na prataria, por exemplo: sinta o peso dos utensílios e procure no verso a inscrição da sua pureza. Normalmente vem marcado as numerações 800 ou 925 (mais pura). Sempre pergunte se não é somente banho de prata.

Com as louças, sinta a leveza. As louças antigas costumam ser mais finas e delicadas. Também olhe o fundo para saber de onde são. Se for o mesmo nome daquela louça que ganhou de casamento pode não ser tão antiga assim, a não ser que seja uma marca especial com centenas de anos de tradição, como a portuguesa Vista Alegre.

MuBE – Av. Europa 218 – domingo das 10h às 17h

Benedito Calixto – Praça Benedito Calixto s/n, Pinheiros – sábado das 8h às 19h

Bixiga – Praça dom Orione s/n, Bixiga – domingo das 9h às 17h

Confirme os horários antes de ir.

Foto: Shutterstock

*Angela Renoldi é designer de interior, apaixonada por styling e responsável pelo acrstudio. Chega ao Finanças Femininas para dar dicas e auxiliar as mulheres a trazerem personalidade para suas casas sem gastar muito dinheiro. Instagram: @acrstudio_stylingdeinteriores

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Angela Renoldi

Angela Renoldi

Em casa

close