3 dicas rápidas para manter o orçamento organizado

3 dicas rápidas para manter o orçamento organizado

Tire uns minutos para vasculhar a internet e você vai encontrar dicas e tutoriais para praticamente tudo que tiver interesse em saber mais. Fazer um penteado diferente no cabelo, descobrir como identificar defeitos no carro, aprender a arrumar uma mala de um jeito inteligente…e se dá para aprender dicas que simplificam uma série de coisas, por que não aprender algumas que facilitem o controle de sua vida financeira?

Com base neste artigo do Levo League, trazemos para vocês algumas sugestões simples que podem facilitar a organização do seu orçamento.

Você também pode gostar: 
Como organizar orçamento com o salário atrasado?
4 dicas para organizar o orçamento trabalhando como autônoma
Organize seu orçamento em três passos para morar sozinha

Criar a rotina de checar a situação bancária diariamente 

Não acompanhar o saldo bancário ou a situação da fatura do cartão de crédito todos os dias é o que faz muita gente se descontrolar e gastar mais do que devia. Checar uma vez ou outra não te ajuda a ter disciplina para saber quanto precisa economizar todo mês, quais gastos deve diminuir, onde seu dinheiro tem saído com mais facilidade, etc.

Uma estratégia interessante para acompanhar sua movimentação bancária diariamente é organizar seus apps no celular de modo que o aplicativo do banco fique próximo das suas redes sociais mais acessadas. Deste modo, naquele intervalinho que você faz para checar seu instagram ou facebook, dá para tirar uns minutinhos para também conferir sua conta.

dicas-rapidas-orcamento

 

Aproveite e baixe a nossa planilha amiga de orçamento!

Continue a ler a matéria na próxima página!

Organize suas contas recebidas por email

Recibos, comprovantes de pagamento e similares vão para sua caixa de email? Então crie marcadores ou pastas para organizar tudo isso. Criar essa categorização facilita seu trabalho na hora de avaliar o orçamento. Perder correspondências em casa é bem fácil, o ideal é que você receba por email suas contas mais importantes, para conferir com rapidez caso aconteça algum problema ou cobrança indevida.

Identifique dívidas boas e ruins

Pode parecer estranho imaginar uma “dívida boa”, mas pense bem: Existem gastos que são necessários e vão te trazer retorno. O pagamento da mensalidade da sua faculdade ou especialização não é somente uma dívida de médio prazo, é um investimento em seu futuro. O mesmo pode ser dito no financiamento do seu próprio apartamento.

As dívidas ruins – e que devem ser eliminadas –  são aquelas que, a longo prazo, não vão te trazer nenhum benefício, muito pelo contrário, elas atrasam o alcance de seus objetivos. Uma dívida no cartão de crédito por descontrole na hora de consumir é um exemplo.

Está precisando colocar seus gastos em ordem? Esperamos que as dicas lhe ajudem!

Fotos: Shutterstock

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close