3 maneiras de ter qualidade de vida no trabalho e em casa

3 maneiras de ter qualidade de vida no trabalho e em casa

Ter a perfeita harmonia entre vida pessoal e profissional é quase impossível. Muitas vezes as coisas vão indo bem no trabalho, mas em casa você enfrenta uma série de problemas, bem como o inverso também pode ocorrer. A vida da gente vai se moldando entre altos e baixos, então é preciso saber buscar este equilíbrio ainda que tudo não esteja acontecendo da forma como você gostaria.

Não dá para prever como a nossa vida vai estar amanhã, mas dá para esforçar-se para estar bem, mesmo diante de situações adversas. Se você acha que está produzindo menos do que tem potencial para fazer ou que está se dedicando mais ao trabalho do que à sua vida pessoal, é hora de rever algumas coisas na sua rotina.

Independente de qual seja o seu contexto, vale dar uma olhada em alguns hábitos que podem estar prejudicando o equilíbrio da sua vida.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Muita gente acaba perdendo qualidade de vida por sentir a necessidade de abraçar uma quantidade cada vez maior de atividades. Acordar cedo para levar os filhos à escola, cumprir a jornada de trabalho, ajudar um colega com as tarefas dele, chegar em casa a tempo de participar da reunião de condomínio, ter uma conversa séria com o filho que não está indo bem na escola, ufa! É muita coisa para uma só pessoa.

Está sentindo-se sobrecarregada com tudo isso? Admita para si mesma que você não é obrigada a dar conta de tudo e divida as responsabilidades. No trabalho e fora dele, abandone o medo de dizer “não” nas situações em que for preciso.

equilíbrio em casa e no trabalho

Mantenha o foco no que estiver fazendo

Um outro grande dilema de quem faz muitas coisas ao mesmo tempo é a dificuldade de priorizar tarefas e executa-las até o final. Você começa a escrever um email, daí levanta-se para atender o pedido de alguém, logo em seguida atende o telefone para resolver algum problema que aconteceu em casa, que acaba de lembrando de um compromisso que você tem para mais tarde e…pronto, está perdido o fio da meada! O que você estava fazendo no início disso tudo mesmo? Ah, sim! Um email super importante que acabou sendo esquecido na caixa de rascunho.

Situações banais como esta podem gerar consequências muito sérias. Deixar coisas importantes pela metade porque você tem feito mais do que deveria pode acabar te gerando uma frustração muito maior. Faça uma coisa de cada vez e no seu ritmo. Coloque limites nessa fixação por fazer muitas tarefas ao mesmo tempo para que você não acabe prejudicando seu trabalho.

Divida melhor o seu tempo

Felicidade é um conceito subjetivo demais para adequar-se nos rótulos que as pessoas criam para tudo. Muitas vezes a gente entra no senso comum de aceitar um padrão de que é preciso trabalhar até o limite do esgotamento para crescer financeiramente e ser feliz. Excesso não é bom para nada na vida, precisamos de equilíbrio para qualquer coisa que façamos. Se você tem deixado a vida fora do escritório de lado, isso certamente deve estar lhe trazendo uma certa angústia.

Reavalie sua rotina, você provavelmente está dando espaço ao trabalho em momentos que não deveria. Estabeleça limites, desligue o celular em alguns momentos, dedique-se ao seu lazer e ao tempo que você passa com as pessoas que gosta. Cuidar de si mesma fora do trabalho é essencial para manter a vida mais leve.

Como você acha que estará mais disposta em uma segunda-feira: depois de passar o domingo toda preocupada com tudo que tem para resolver ao longo da semana ou depois de aproveitar a folga do fim de semana para curtir um lindo passeio? Lembre-se que investir em seu bem-estar é um grande passo para melhorar a sua produtividade!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close