4 atitudes para conquistar uma boa aposentadoria

4 atitudes para conquistar uma boa aposentadoria

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

A busca por uma boa aposentadoria não precisa ser focada em juntar milhões para bancar um futuro tranquilo. A ambição para melhorar o salário e crescer profissionalmente é algo comum a muitos, mas nem todo mundo precisa ficar rico para ser feliz. Na verdade, uma aposentadoria bem consolidada depende de maturidade para ser planejada com cuidado, a fim de sustentar o padrão de vida que você considera ideal.

Para isso, não vale deixar os planos para o futuro para depois. Existem estratégias que podem ser adotadas de imediato para que você se aposente com condições de transformar seus sonhos em realidade. Abaixo, seguem algumas dicas de como alcançar este objetivo.

Você também pode gostar:
Está na hora de preparar suas finanças para o futuro
Com qual idade você pretende deixar de trabalhar?
Entenda e acompanhe como funciona o seu plano de aposentadoria

Pense de forma estratégica

Para que seu futuro aconteça da forma como você espera, é preciso estabelecer metas. Sendo assim, ter uma estratégia é fundamental. Imagine onde você pretende morar, o estilo de vida que quer levar, as viagens que planeja fazer, enfim, tudo que possa estar envolvido em seu estilo de vida.

Ainda que não seja possível prever com exatidão quanto você precisará ter para viver como quer, traçar essa estratégia é importante para avaliar qual o plano de aposentadoria mais adequado para você. Com este planejamento, você também pode fazer uma estimativa de quanto guardar por mês para alcançar seu objetivo.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Faça reservas diferentes para aposentadoria e fundo de emergências

Economizar dinheiro todo mês é o passo inicial da educação financeira. Depois de incorporar este hábito, é preciso separar o dinheiro em duas “caixinhas”. Uma parte vai para o plano de aposentadoria e é importante que você não mexa neste dinheiro. A outra parte é destinada ao fundo de emergências, que pode ser usado para custear gastos imprevistos com saúde, manutenção da casa, entre outras despesas que podem surgir de surpresa. Assim você não precisa tirar dinheiro do seu plano de previdência para pagar por um imprevisto.

Comece hoje mesmo

Não importa se você é jovem e começou a trabalhar há pouco tempo: quanto mais cedo você levar este assunto a sério, menores serão os esforços no futuro para conquistar o que deseja. Se não conseguiu juntar dinheiro mais cedo, trace um plano para conseguir poupar quantias mais significativas agora, como forma de compensar o que não juntou no passado.

Fique de olho no Imposto de Renda

Na hora de escolher o seu plano de aposentadoria, fique atenta à forma como faz sua declaração de Imposto de Renda. Pessoas que declaram no modelo completo levam mais vantagem se optarem pelo modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Por outro lado, quem declara de forma simplificada leva mais vantagem em fazer um plano no modelo VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O mais importante de tudo é ser proativa quando o assunto for o seu futuro. Se você começar a agir agora, as chances de levar a aposentadoria com calma e segurança só aumentam.

Foto: IStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close