4 conselhos financeiros para quem quer casar

4 conselhos financeiros para quem quer casar

No início do casamento, praticamente tudo são flores. Planos de lua-de-mel, muito carinho e romantismo e muitos sonhos para os futuros filhos. Afinal, se vemos tudo isso em filmes e novelas, nada mais justo do que trazer a beleza da ficção para a realidade, não é mesmo?

Pois é, mas saiba que para manter o mundo de flores na vida real, é preciso passar por um caminho bem espinhoso. Deixar de tocar em certas “feridas” antes de subir ao altar é o primeiro passo para que o relacionamento comece pelo avesso!

Se você está prestes a se casar, com certeza deve estar a mil com os preparativos, as provas do vestido, a lista de convidados, enfim, realmente é muita coisa. Agora, você sabe nos dizer quantas vezes já conversou com seu noivo (a) sobre as questões financeiras que vocês precisam ajustar antes de dizerem “sim” um para o outro?

Tudo isso pode gerar dor de cabeça, mas entrar em um acordo quanto aos assuntos financeiros desde já pode evitar que vocês desgastem a relação a ponto dela terminar.

Cifras na mesa

Essa conversa vai muito mais além do que saber qual é o salário de cada um. É preciso que vocês saibam também o tamanho da dívida de cada um de vocês. Uma pendência financeira significativa é algo que com certeza irá interferir em certos planos do casal. Afinal, como pensar em juntar dinheiro para comprar um apartamento se um de vocês tiver uma dívida de R$ 30 mil, por exemplo?

Saber o quanto cada um deve e ter um planejamento para quitar essas dívidas é essencial. Afinal, descobrir um problema desses só depois de casada seria lenha para uma calorosa discussão.

Planejamento financeiro

Aquela velha história de que basta ter “um amor e uma cabana” só é realmente bonita em contos de fada. Para manter uma vida feliz e equilibrada, é preciso que vocês tenham um planejamento financeiro. Saber exatamente qual é o rendimento de cada um, como serão divididas as despesas da casa e definir os investimentos do casal são etapas do planejamento que precisa ser feito por vocês.

problemas para discutir antes de casar

Mentir sobre dinheiro

O verbo já diz tudo. Mentir é o primeiro passo para minar as estruturas do seu casamento. Você pode até achar que é exagero, mas mentir sobre dinheiro pode acabar sendo tão grave quando mentir sobre uma relação extraconjugal.

Se vocês pretendem manter reservas financeiras individuais, conversem sobre esse assunto, tenham a liberdade de manter um autonomia financeira individual, mas sejam transparentes sobre isso.

Imagine se você descobre que seu marido tem uma conta bancária secreta, com um expressivo valor. Saber que isso vinha sendo mantido em segredo poderia te levar a perder a confiança, certo? Pois é, este é o grande problema. Não importa a origem do problema, quando a confiança é perdida, o casamento fica sem solidez.

Relação financeira desproporcional

Um casamento é um laço, não é como um negócio, uma transação comercial. Sendo assim, o que se espera do companheirismo e do amor é que um consiga dar suporte ao outro em momentos de dificuldade, como no caso de um dos dois ficar desempregado.

O problema começa a acontecer quando esse suporte leva ao comodismo. Se você faz um enorme esforço para manter as contas da casa em dia, mas percebe que seu companheiro (a) está também batalhando para conseguir um novo trabalho, basta ter paciência. É difícil, mas é isso que duas pessoas que se amam fazem uma pela outra.

A situação muda de figura a partir do momento em que, enquanto você trabalha pesado para garantir o sustento da casa, a outra pessoa fica em casa, vendo televisão e bebendo cerveja. Neste caso você parou de dar apoio e passou a dar mesada!

Antes de casar é importante saber como é a conduta da pessoa que está a seu lado quando o assunto é dinheiro. Ele (a) realmente preocupa em ter uma carreira? Gosta de trabalhar? É uma pessoa que fixa metas e batalha para cumpri-las? Coloque essas coisas na balança antes de casar, tudo isso que citamos pode interferir (e muito!), no desfecho do “felizes para sempre”.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close