4 dicas de economia para mães solteiras

4 dicas de economia para mães solteiras

Criar um filho sozinha jamais será uma tarefa fácil. E nada mais justo que reconhecer: as mães que fazem isso são verdadeiras guerreiras. Desde a insegurança financeira até o medo de errar nas decisões quanto à criação da criança, todas as etapas dessa missão são desafiadoras.

Mas quem disse que o desafio é um problema? Se tudo em nossa vida pudesse ser completamente monitorado e planejado, a vida certamente seria mais fácil, mas bem menos emocionante também. Você pode até fazer um planejamento para ter um filho em um momento de estabilidade financeira, mas ninguém sabe o dia de amanhã. A verdade é que você irá criá-lo em meio a altos e baixos, porque a vida é assim. A insegurança faz parte do caminho e é preciso saber lidar com ela.

E se você também vive o desafio de ser uma mãe solteira, este post foi feito para trazer algumas dicas de como encarar possíveis dificuldades no caminho.

Equilibre os luxos e as necessidades

A chegada do filhinho vai fazer com que você reveja algumas prioridades. Se antes jantar fora de casa pelo menos uma vez por semana era hábito (ainda que não seja em nenhum restaurante caro), isso agora vai ter que mudar. As despesas com fraldas, roupinhas, etc, vão comer uma bela fatia do seus rendimentos, então o ideal é economizar no que for possível, principalmente no início. Afinal, todo mundo precisa de um tempo para adequar-se à realidade de arcar com as despesas de uma nova pessoa na família!

Capriche na pesquisa de preços

Essa dica é ainda mais valiosa para os primeiros anos de vida do seu filho. Bebês crescem em uma velocidade absurda. A roupinha que você comprou hoje pode ficar fora de uso daqui a três meses. Não vale a pena gastar dinheiro comprando roupas caras para o bebê, se ele não poderá aproveitá-la por muito tempo.

Com atenção e paciência, você pode encontrar roupinhas de qualidade e que não custem os olhos da cara. Se você conhecer outras mães com filhos um pouco mais velhos que o seu, não fique acanhada em receber doações. Ter receptividade tanto para doar quanto para receber é uma demonstração de humildade e de sabedoria para levar uma vida mais solidária.

dicas de economia para mães solteiras

Faça listas para todas as compras

Seja para o supermercado, padaria, mercearia, o que for, leve sempre uma lista com tudo que você realmente precisa. É o jeito mais eficiente de evitar gastos supérfluos. A dica torna-se ainda mais importante quando seu filho estiver maiorzinho e insistir para ir com você ao supermercado.

Se você ceder a todos os pedidos que ele fizer, o carrinho vai ficar bem mais gordo, provavelmente com guloseimas. O ideal é fazer as compras no momento em que ele estiver envolvido em alguma outra atividade, ou que estiver na casa dos avós, por exemplo.

Se achar mais pertinente, leve a criança com você, mas mostre a ela desde cedo que a ida ao supermercado não é uma oportunidade para criar um estoque de doces e salgadinhos. Estimule-a a ter gosto pelos alimentos saudáveis. Montar pratos coloridos, picar os alimentos em formato de bichinhos, tudo isso ajuda a despertar o interesse da criança.

Procure um investimento seguro

Despesas futuras como escola, faculdade, dependem de planejamento desde já. A maioria das pessoas opta pela caderneta de poupança. Independente de qual for a sua escolha, opte por um investimento mais conservador para economizar dinheiro para o futuro de seu filho.

Vale a pena conversar com um planejador financeiro antes de tomar a decisão. Dependendo do seu perfil financeiro, pode valer mais a pena aplicar em outros produtos no mercado, como o Tesouro Direto e o CDB.

 

E você, quais conselhos daria para outras mães solteiras? Compartilhe conosco as suas experiências!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close