4 dicas para abrir seu empreendimento

4 dicas para abrir seu empreendimento

Fazer com que o sonho de tornar-se empreendedora torne-se realidade é uma enorme conquista na vida de qualquer pessoa. É algo que requer não só um bom capital inicial para o investimento, mas também uma bagagem de conhecimento necessária para que o negócio prospere.

Se você está prestes a abrir seu empreendimento, mas ainda sente-se insegura quanto ao que precisa dominar para que tudo corra bem, confira algumas dicas para começar com o pé direito!

Paciência com o retorno do investimento

Se você imagina que logo no primeiro mês estará com os bolsos cheios de dinheiro, é bom mudar de ideia desde já. É preciso ter muita calma e paciência, principalmente nos primeiros passos. Leva um tempo para que os seus lucros paguem as despesas fixas que você terá (compra de mercadoria, pagamento de funcionários, despesas de manutenção, água, energia, etc) e também o investimento inicial que foi feito para o negócio começar a caminhar.

Faça um planejamento para que você não precise do retorno do investimento de imediato, dê um prazo de pelo menos um ano a um ano e meio para ter o retorno do que investiu. Se você ficar na expectativa desses resultados em um curto prazo, pode acabar metendo os pés pelas mãos logo no início.

Bom relacionamento com as pessoas

Qualquer empreendedora que se preze precisa, antes de mais nada, gostar de lidar com o público. Sem carisma e boa vontade, como você espera fidelizar clientes e abrir portas com bons fornecedores? Lembre-se que essas pessoas são os pilares do seu sucesso, portanto um bom atendimento, prestação de serviço de qualidade e um relacionamento amigável com todos são indispensáveis para que você tenha sucesso.

Fique atenta para não confundir bom relacionamento com complacência. Quando precisar se impor, seja diante de um cliente ou de um fornecedor, saiba ter jogo de cintura para fazer isso com elegância, sem comprometer sua imagem. Atitudes grosseiras ou que demonstrem má vontade arranham a imagem de qualquer empreendimento.

4 dicas para abrir seu empreendimento

Conhecimentos básicos em finanças

Para saber se seus resultados estão dentro do esperado, é preciso que você domine alguns conhecimentos básicos de finanças, para que faça a leitura correta de seus dados. Isso vai funcionar como um termômetro para seus resultados, através desses dados é que você vai saber se as coisas estão indo bem e, caso contrário, o que onde você precisa atacar para que seus números melhorem.

Estratégias de marketing

Pense no marketing como um aliado dos seus resultados financeiros. Se o lucro anda baixo, é através do marketing que você poderá melhorar a produtividade do seu negócio. Estude maneira de impulsionar seu produto no mercado e trabalhe também estratégias com a sua equipe de vendas para que todos sintam-se motivados a buscar sempre melhores resultados.

Se você acha que tem pouco conhecimento sobre essa área, não perca mais tempo e corra atrás de cursos, palestras, workshops, enfim, meios que possam elucidar o que você deve fazer, quais as estratégias mais adequadas ao seu tipo de negócio, etc.

 

E então, preparada para colocar as mãos na massa? Conte para nós a sua experiência como empreendedora!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close