4 dicas para comer barato fora de casa

4 dicas para comer barato fora de casa

Dia longo de trabalho, você está a caminho de casa e lembra que não tem nada na geladeira. Resultado? Vai parar em algum lugar para comer ou pedir comida em casa, já que o cansaço não te permite fazer supermercado a essa hora. Ainda que você tenha algumas coisas para fazer um lanche ou cozinhar, a tarefa vai dar trabalho e tudo que você quer neste momento é evitar a fadiga e comer barato!

Pois bem, as situações acima não são inéditas na vida de ninguém, não é mesmo? E mesmo sabendo que comer fora de casa pode sair bem caro, essa é a opção que vamos acabar escolhendo em muitas situações.

Bom, para continuar comendo na rua sem prejudicar demais o bolso, vamos dar algumas dicas de como economizar na hora de fazer os pedidos e de escolher o estabelecimento.

Pesquise bem a região onde costuma almoçar/jantar

Tem um prato preferido ou um tipo de culinária que te agrada mais? Faça uma pesquisa para saber em quais estabelecimentos você pode comer o que gosta pagando menos por isso. As vezes você se acostuma a comer em determinado lugar, sem perceber que com alguns quarteirões de distância é possível encontrar porções/pratos maiores, mais gostosos e mais baratos.

Atenção com as bebidas

O cardápio de bebidas costuma ser bem salgado, principalmente as bebidas alcoólicas. Já reparou como em alguns lugares que servem chope os garçons tentam substituir seu copo quando ele ainda está praticamente pela metade? Se estiver distraída isso acontece e você nem nota. Em alguns lugares também é comum o funcionário abrir uma garrafa de 600 ml de cerveja, servir a todos e abrir uma nova garrafa logo em seguida. Ou seja, você se vê “obrigada” a consumir o que está no seu copo mais rapidamente para não deixar a cerveja seguinte esquentar. São táticas muito comuns para estimular a mesa a consumir mais.

Essa dica é valiosa para quem curte um happy hour, se estiver em um desses bares, fique atenta ao seu copo e deixe alguém responsável por acompanhar a comanda, para que vocês tenham a certeza de que não serão cobrados a mais.

happy_hour

O cuidado com o cardápio

Antes de pedir alguma coisa, sempre pergunte a respeito do prato ou observe as mesas por perto. Ainda que o cardápio informe que o prato serve para uma ou duas pessoas, as porções de comida podem vir tão caprichadas que poderiam alimentar mais gente. Se for este o caso do restaurante, peça metade de um prato individual ou divida um prato para uma pessoa com quem estiver te acompanhando. Se estiver sozinha, evite o desperdício e leve para casa o que não aguentar comer naquele momento. A quentinha poderá ser seu almoço no dia seguinte.

Se estiver em um desses restaurantes com perfil familiar, que servem pratos ainda maiores, uma boa dica é substituir os pratos tradicionais por porções ou mais de uma opção de entrada, assim você pode dividir com todos na mesa.

Descontos

Se você é o tipo de pessoa que come fora de casa muitas vezes ao longo do mês, vale sempre dar uma olhada nos sites de compra coletiva e de cupons de desconto. Algumas franquias também costumam distribuir tickets promocionais para venda de combos (pague 1 e leve 2) ou de acúmulo de pontos para levar uma refeição gratuita, é bom sempre ficar de olho nessas promoções.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close