4 dicas para economizar seu 13º salário

4 dicas para economizar seu 13º salário

A chegada do 13º salário ajuda a cobrir uma série de despesas de fim de ano, mas você já parou pra pensar que muitas delas podem ser desnecessárias? A combinação de dinheiro extra em conta e um turbilhão de propagandas em função das comemorações de fim de ano pode ser fatal para o seu bolso.

Primeiro são os presentes de Natal, depois os gastos com a ceia natalina, em seguida tem a festa/viagem de revéillon e, para finalizar, a viagem de férias. Haja força de vontade para conter os gastos em meio a essa onda!

Se você tem o hábito de gastar seu 13º nesta época, muitas vezes sem nem perceber quanto foi embora, nós vamos te dar algumas dicas de como reduzir essas despesas e alguns motivos para não dar tanta atenção ao consumismo nesta época do ano.

Janeiro está logo ali

Depois de toda a festa em família e reunião entre amigos, vem o período de férias, que também pode ser considerado o mês da “ressaca financeira”. O termo define bem a situação, depois de aproveitar as festas de fim de ano, sem pensar no dia de amanhã, a realidade volta em janeiro para dar aquela dor de cabeça!

Afinal, como não se arrepender de ter passado da conta com o cartão de crédito quando você começa a receber as contas de IPTU, IPVA, a necessidade de comprar o material escolar das crianças…Com um pouco mais de ponderação neste fim de ano você pode deixar uma grana reservada para arcar com essas despesas. Evita sofrimento e você começa o ano mais afastada do vermelho.

Foco nas suas metas de ano novo

Na hora da virada, é bem possível que você faça desafios que não tenham nada a ver com dinheiro. Ser mais tolerante com aquele familiar com quem você não se dá bem, brigar menos em casa, ler um livro por mês, cuidar mais da saúde, enfim, uma série de coisas que são importantes para deixar a vida equilibrada.

Sua independência financeira, no entanto, é tão importante quanto as demais promessas. Então, já que neste ponto não basta somente boa vontade, é preciso tomar uma atitude. Se você passou este ano lutando para colocar suas contas em dia e não quer ver a mesma coisa acontecendo no ano que vem, é preciso começar a mudar desde já. Avalie todas as despesas que você pode cortar ou diminuir neste fim de ano para que sua promessa venha acompanhada da atitude necessária para lhe tirar do vermelho.

gastos_13_salario

Presentes

A gente sabe que você não vai deixar de presentear algumas pessoas, mas não é preciso incorporar o espírito de Papai Noel a ponto de torrar todo o seu dinheiro com uma sacola cheia de presentes para a família inteira.

Uma saída para evitar o excesso de gastos é propor um amigo oculto, assim todo mundo sai presenteado, mas os excessos são evitados, pois você não fica sentindo-se com a “obrigação” de levar presentes para outras pessoas além de seu amigo oculto. Outra alternativa é estabelecer limites de preço. Estipule um teto de acordo com aquilo que você terá disponibilidade para gastar e o que precisa guardar para pagar suas contas de janeiro.

Ceia de Natal

Defina o quanto antes uma lista de convidados para a festa em família e reúna-se com todos para a divisão dos gastos e responsabilidades. Fazer isso com antecedência evita que uns gastem mais do que outros na hora das compras e deixa a comemoração mais justa.

É possível comemorar as datas festivas sem precisar queimar todo o 13º, basta que você lembre sempre de suas responsabilidades quando pensar em passar da conta com seus gastos!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close