4 dicas para quem quer continuar trabalhando depois da aposentadoria

4 dicas para quem quer continuar trabalhando depois da aposentadoria

*Post patrocinado da Caixa Seguradora

O sonho de se aposentar com tranquilidade no bolso e curtir a vida com qualidade é um objetivo comum para muita gente. No entanto, ao contrário do que se pressupõe, há quem tenha o interesse em conquistar uma aposentadoria satisfatória, mas sem a intenção de deixar de trabalhar.

Antes de mais nada, vale lembrar que é importante que você diminua o ritmo e se permita a aproveitar mais a vida social e familiar. O trabalho é importante e muitas vezes até é encarado por nós como algo que faz parte de nossa identidade – por isso é tão complicado romper totalmente com a rotina.

Você também pode gostar:
O que você pretende fazer quando se aposentar?
Descubra como se aposentar mais cedo do que o esperado
4 vantagens que ninguém conta sobre planejar a aposentadoria

É preciso fazer um preparo psicológico ao longo da vida para entender este momento de mudança e buscar formas de construir uma rotina mais prazerosa. Vale entender de que forma você pode continuar na ativa, mas com um ritmo de trabalho mais tranquilo e agradável.

Prestar consultoria

Que tal usar a sua experiência profissional para dar suporte a quem tem menos tempo de mercado? Como consultora, você tem a possibilidade de montar uma carteira de clientes de acordo com a sua disponibilidade de horários. Além de auxiliar outras pessoas, você vê o reconhecimento pelo que construiu ao longo de sua vida profissional.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Abrir uma franquia

Se você sempre teve a vontade de ser sua própria chefe, mas não quer correr os riscos de abrir um empreendimento por conta própria, a franquia é uma alternativa. O modelo de negócios pode ser menos arriscado por já ter uma marca estruturada e um nome no mercado. No entanto, é importante se informar bastante sobre a franquia que deseja adquirir, bem como estudar as possibilidades de retorno financeiro no local em que pretender abri-la.

Além disso, é importante que você não comprometa todo o seu patrimônio nessa ideia. Sendo assim, se a abertura de franquia é uma possibilidade que você considera, comece a cuidar da sua aposentadoria desde já.

Tornar-se empreendedora

Se a franquia não soa como uma boa ideia, mas você tem um sonho antigo de abrir um negócio próprio, procure a mentoria de especialistas para saber se sua ideia tem potencial para virar um negócio. No Sebrae é possível conseguir esse tipo de auxílio gratuitamente.

Colaborar onde trabalha

Se você construiu uma carreira longa dentro de uma só empresa, vale estudar a possibilidade de permanecer por lá, mesmo depois de aposentada. Você pode assumir uma função diferente da que ocupava, com uma jornada de trabalho mais flexível e atuando como consultora ou conselheira.

Seja qual for a sua opção, o mais importante é dar prioridade a um futuro bem cuidado. Para que você continue trabalhando depois de aposentada, é preciso conquistar um patrimônio que te dê segurança para parar quando quiser. Prepare-se para esta nova etapa da vida e descubra um lado muito mais prazeroso na vida profissional.

Fotos: Istock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close