4 dicas para ser uma boa gestora

4 dicas para ser uma boa gestora

Ser gestora de uma empresa é um grande passo na carreira e algo certamente desejado por muitas mulheres. Mas, como bem dizem os mais sábios: “Grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades”. Mandar e desmandar conforme suas próprias convicções está longe do ideal de uma boa gestora, por mais que você tenha toda a convicção do mundo sobre seu potencial.

Gerir um negócio, seja a empresa pequena ou grande, exige uma série de habilidades, muitas delas podem parecer até antagonistas. Por exemplo, espera-se de uma gestora uma postura firme, mas sem deixar de dar espaço para o diálogo com a equipe.

O ideal é que essa profissional tenha a mente aberta para adequar-se às constantes mudanças de contexto no ambiente profissional. Se você assumiu o papel como gestora há pouco tempo ou está em crise para desempenhar sua função, eis alguns fatores para prestar atenção.

Saiba ouvir

Quando falamos sobre o diálogo com a equipe, não adianta simplesmente abrir espaço para que eles falem durante a reunião, mas deixar de efetivamente trabalhar para trazer soluções aos problemas apresentados. Não é raro vermos pessoas reclamando de chefes que fazem promessas de mudança em aspectos da empresa que não estão funcionando bem, mas que acabam não fazendo nada do que foi tratado.

Agindo assim, você perde credibilidade. Principalmente na hora de fazer qualquer tipo de exigência de seu funcionário. Não encare hierarquia de forma equivocada, como se somente que está no comando tenha condições de fazer cobranças. Para que uma equipe tenha um bom desempenho ela precisa sentir motivação constante, vontade de crescer. Sem incentivo e boas condições de trabalho, ninguém esforça-se para fazer mais do que a média.

Adote medidas sustentáveis

Achar interessante o que fazem outras empresas quando o assunto é sustentabilidade, mas não fazer nada para aplicar isso de alguma forma no seu ambiente de trabalho não adianta nada. Há alguns anos, as pessoas achavam normal encarar sustentabilidade como um assunto distante, fora da realidade delas. Mas essa desculpa já não cola mais faz tempo.

Faça campanhas para que as pessoas gastem menos papel, que mandem mais emails em vez de imprimirem documentos, corte os gastos com copinhos plásticos e cobre quanto ao desperdício de energia elétrica (como as luzes acesas sem necessidade e computadores que permanecem ligados mesmo quando os funcionários já terminaram o expediente).

Tudo isso não só colabora para o meio ambiente como traz credibilidade para a empresa, portanto não encare essa questão como mero detalhe.

dicas para ser uma boa gestora

Estude sempre

Qualquer pessoa que tenha interesse em manter-se como boa gestora precisa ter uma bagagem de conhecimento sempre crescente. E isso não se limita a especializar-se cada vez mais em sua área de atuação – o que não deixa de ser fundamental – mas preocupar em sempre enriquecer a cultura.

Ser uma pessoa que fala única e exclusivamente sobre trabalho é chato, cansativo. Além disso, estar sempre atenta a assuntos variados é uma excelente fonte de inspiração. Leia muitos livros, convide amigos para ir ao cinema, ao teatro, converse sobre assuntos variados, desde os mais cultos até os mais banais.

Não seja avessa a novas tecnologias

Abandone esse discurso de “não sei mexer com tablet, não gosto de smartphone, blablabla”. No início da década de 1990 você certamente não imaginaria que a internet iria popularizar-se com a rapidez como isso aconteceu. No entanto, ainda no final daquela década a internet já era um fenômeno na vida das pessoas.

Não adianta resistir, criar empecilhos para familiarizar-se com os novos aparatos tecnológicos. Eles facilitam o acesso à informação e, ficar fora disso significa fazer questão de manter-se excluída. Habilidades com as novas tecnologias só irão lhe favorecer.

Faça um balanço de seu desempenho como gestora e avalie em quais pontos você pode evoluir. Com algumas mudanças de postura, você fica mais confiante e sua equipe mais satisfeita!

 

E você, já teve problemas com seus gestores? Conte-nos a sua experiência!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close