4 dicas para tirar as universitárias do sufoco!

4 dicas para tirar as universitárias do sufoco!

As aulas voltaram na faculdade e não são só aquelas disciplinas “cabeludas” que devem te dar dor de cabeça daqui em diante: a administração da vida financeira nesta fase pode ser um verdadeiro pesadelo. Todo mundo diz que é preciso começar de baixo para chegar ao topo, pois essa fase pode resumir muito bem a parte do “começar de baixo”. Afinal, a maioria das universitárias trabalham em um estágio de meio turno, em que a remuneração costuma ser baixa diante do custo de vida.

Para quem estuda fora da cidade natal, a situação fica ainda mais complexa, tendo em vista os gastos com moradia e as despesas no cotidiano. Na maioria das vezes, é preciso contar com a ajuda financeira da família. Então, se você quer fugir da pindaíba, vale a pena considerar alguns conselhos para que seu semestre transcorra bem.

Estabeleça prioridades

Cuidar do orçamento desde cedo é o primeiro passo para uma vida financeira acertada. Mantenha seus gastos e ganhos sempre registrados e estabeleça prioridades. O aluguel, por exemplo, é responsável por grande parte do dinheiro e não pode ser evitado, bem como a mensalidade do curso. Ciente do que você precisa pagar, seja realista e controle-se quanto aos supérfluos.

O período da faculdade é uma verdadeira tentação, várias novidades e uma infinidade de festas no caminho. Não que você não deva divertir-se, mas procure participar de eventos mais baratos. Festivais e shows gratuitos, festas em casas de amigos, enfim, sempre vai existir uma opção barata.

Alimentação

Sabemos o quanto é difícil conciliar a jornada de trabalho no estágio com os estudos, mas não deixe que isso te impeça de tirar um tempo para ir ao supermercado e preparar suas refeições em casa. Criar este hábito vai te ajudar a cortar várias despesas em lanchonetes e restaurantes.

O ideal é preparar porções maiores de alimentos como arroz e feijão, para que durante a semana você só tenha o trabalho de esquentar a comida, e deixar para fazer diariamente as coisas mais simples, como preparar um bife e uma salada.

4 dicas para tirar as universitárias do sufoco

Estudos

Você certamente vai precisar ler uma bela pilha de livros para conseguir concluir seu curso, seja ele qual for. Comprar todos pode te trazer uma enorme dívida, portanto aproveite o máximo que puder da biblioteca da sua faculdade. Procure também a biblioteca pública da cidade, com certeza vários exemplares que você precisa estarão lá.

Não despreze os trocados que receber na padaria ou do trocador de ônibus, concentre as moedas em uma bolsinha e carregue-a consigo, elas podem ser muito úteis para pagar suas contas no xerox da instituição.

Casa da família

É nesta fase que a gente aprende, na marra, a enfrentar a saudade da família. Se você está com pouco dinheiro, o ideal é reduzir o número de viagens para casa. Aproveite as férias para passar temporadas mais longas próxima de seus familiares, em vez de fazer várias viagens ao longo dos meses.

Para que a saudade não aperte demais, procure um plano de celular que permita que você fale de graça com os números mais importantes da sua agenda, o que não falta no mercado são opções baratas de telefonia móvel.

 

E você, já passou apertos financeiros no período de faculdade? Conte-nos a sua experiência!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close