4 dicas para transformar sua ideia em uma empresa de sucesso

4 dicas para transformar sua ideia em uma empresa de sucesso

Post patrocinado pela Caixa Seguradora.

A abertura de uma empresa é um sonho que muita gente nutre, mas nem todo mundo tem a iniciativa de abrir mão da estabilidade de um emprego para investir na própria ideia. Para muitos, a aposentadoria é o momento ideal para realizar esse desejo: tanto pelo patrimônio acumulado ao longo dos anos quanto pela experiência para gerir o negócio com muita maturidade.

Se você tem o desejo de empreender, algumas dicas serão fundamentais para o seu sucesso e tranquilidade.

Você também pode gostar:
4 atitudes para conquistar uma boa aposentadoria
Está na hora de preparar suas finanças para o futuro
Uma boa aposentadoria pede mais do que o INSS

Seja flexível na hora de definir o foco do negócio

Ter uma boa ideia nem sempre é o suficiente para justificar a abertura de um empreendimento. É preciso aliar a criatividade da proposta com uma análise muito racional do potencial que ela tem para se tornar um negócio de sucesso. Às vezes, apegar-se a uma ideia sem flexibilidade para fazer os ajustes necessários pode deixar sua visão limitada.

Pesquise se a sua ideia está alinhada com a necessidade de mercado, se seu produto ou serviço traz alguma inovação, se já existe mercado para o que você deseja oferecer, quem são seus concorrentes e o que você pode fazer para oferecer algo melhor.

Planeje o investimento

Assim que a ideia do negócio estiver no papel, é hora de fazer contas. Você vai precisar de um detalhamento para saber quais são as prioridades de investimento e quanto será preciso ter em caixa para dar o pontapé inicial.

Se você avaliar que não tem capital suficiente para investir sozinha, é o caso de estudar a possibilidade de encontrar um sócio-investidor. Capriche na elaboração da proposta, afinal, é preciso ser bem convincente para que alguém se disponha a colocar dinheiro em sua ideia.

Cuide muito bem do atendimento

Uma vez que estiver com seu empreendimento de portas abertas, lembre-se de sempre zelar por um atendimento exemplar. Isso deve ser um dos valores da sua empresa, estabeleça metas para a qualidade do atendimento não caia.

Muitos empreendimentos têm tudo para fazerem sucesso, mas a imagem da marca vai por água abaixo em função de atendimento mal feito. Esteja sempre atenta às necessidades de seus clientes.

Esteja sempre atenta a novidades

A pesquisa para abrir o negócio é muito importante, mas é preciso estar sempre de olhos abertos para se ajustar às necessidades do mercado. Em algum momento, sua empresa pode precisar de uma remodelagem para atender os clientes da melhor maneira. Uma boa forma de ter a certeza que o seu empreendimento está seguindo o melhor caminho é procurar o auxílio de uma consultoria especializada. O SEBRAE, por exemplo, oferece consultoria para a gestão do negócio, planejamento estratégico, marketing, entre outras áreas.

Fique sempre de olho na qualidade de seu serviço e monitore a concorrência de perto. Estar bem informada é o melhor jeito de fazer com que sua empresa tenha sucesso.

Fotos: Istock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!  

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close