4 expressões que não devem ser usadas no trabalho

4 expressões que não devem ser usadas no trabalho

Atitudes proativas ou palavras certas no momento certo podem ser fundamentais para lhe garantir uma boa reputação em seu local de trabalho. Por outro lado, algumas pequenas expressões, mas com forte potencial negativo, podem deixar sua imagem arranhada desnecessariamente.

No dia-a-dia nós as vezes nos levamos pelo mau hábito de falar certas coisas de forma impulsiva, já contando com a possibilidade de conseguir corrigir o erro sem muitos problemas. Por exemplo, quantas vezes você e seu namorado (a) discutiram e você disse coisas que não queria ter dito? O mal-estar deixa o casal chateado, mas logo vocês fazem as pazes, correto? Com amigos e familiares a lógica é a mesma. Mas nós não podemos repetir a mesma conduta no trabalho.

Limpar a imagem arranhada entre colegas de trabalho é uma tarefa muito mais árdua e pode custar caro para sua carreira. Veja abaixo alguns exemplos de expressões que não devem ser ditas no trabalho.

“Não dá para trabalhar com fulano!”

Aceite a seguinte realidade: nem todos os seus colegas de trabalho serão legais. E se você pensar bem, isso é simplesmente constatar o óbvio. Em qualquer círculo social de nossas vidas estamos sujeitas a lidar com pessoas com quem não nos damos muito bem. Pode acontecer em casa mesmo, com algum familiar que brigamos constantemente, na sala de aula, na vizinhança, enfim, são situações que não dá para evitar.

Seria muito bom se pudéssemos viver em um mundo em que todas as pessoas conseguissem se entender bem, mas essa realidade não existe. Para que nos tornemos pessoas mais evoluídas, é preciso aprender a conviver tanto com quem gostamos quanto com aqueles que não gostaríamos nem de ver pintados de ouro!

Prejudicar sua produtividade e os resultados da empresa em função de uma rixa pessoal é algo que pode fazer tanto você quanto sua “rival” perderem prestígio no emprego. De forma madura e impessoal, tente conversar diplomaticamente com a pessoa com quem você tem desentendimentos profissionais. Chegar a um lugar comum pode ser bom para os dois lados. Se isso não adiantar e os problemas ficarem mais sérios, reforce suas habilidades diplomáticas e leve a questão até sua chefe. Lembre-se, nada de detonar a pessoa que te atrapalha na mesa da chefia, abuse da diplomacia para resolver a pendência de uma maneira madura e positiva para todos os lados.

“Eu não consigo fazer essa tarefa”

O “não” tem uma força muito grande nesse tipo de situação. Se você não tem conhecimento a respeito do que está sendo pedido a você, aceite o desafio e peça o auxílio de alguém mais experiente. Ainda que da primeira vez você tenha um pouco mais de dificuldade em executar o que lhe foi pedido, você está demonstrando que tem boa vontade e interesse em aprender.

Se você estiver sobrecarregada, em vez de usar o “não” para evitar mais trabalho, coloque a situação de uma outra maneira. “Estou fazendo isso e aquilo neste momento, o que eu devo priorizar neste caso”? Muitas vezes sua chefe pode estar tão atarefada que nem está se dando conta de quantas coisas você está fazendo.

o que evitar fazer no trabalho

“Deixa eu te contar uma coisa que eu ouvi!”

O famoso cantinho do café, a área de fumantes…além dos momentos de descontração guardam uma cilada que você deve evitar a todo custo: a fofoca!

É um hábito péssimo, mas comum de existir em qualquer emprego. Fofocas envenenam o ambiente de trabalho, geram intrigas, situações desagradáveis, enfim, não acrescentam em nada!

Ainda que você esteja insatisfeito com algum colega e sua língua esteja coçando para detonar aquela pessoa com alguém, pense duas vezes e contenha seu ímpeto. Pense nas consequências de envolver seu nome em fofocas e, mais além, não se esqueça que a pessoa que você critica hoje pode lhe ajudar amanhã.

“Isso não vai funcionar”

Não gostou de uma ideia? Demonstre seu descontentamento apenas se você tiver uma sugestão melhor para fazer. Ser pessimista diante de alguma opção é algo que muita gente pode fazer com facilidade, mas poucas são as pessoas que contribuem com novas ideias. Mais do que rejeitar uma opção, é preciso que você saiba acrescentar algo mais interessante!

 

 

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