4 maneiras de otimizar suas despesas com lazer

4 maneiras de otimizar suas despesas com lazer

Cuidar do nosso dinheiro em tempos de crise é uma tarefa desafiadora. Nós bem sabemos que neste cenário é preciso ter mais cautela na hora de ponderar os gastos, cuidar melhor da reserva de emergência e dos investimentos. Mas todo esse medo deixa aquela sensação de que não podemos usar o nosso dinheiro para nada, quando o assunto é lazer. Será mesmo que precisa ser assim?

Ninguém vive só de sacrifícios. É claro que podemos (e devemos) rever nossos hábitos para não gastar o dinheiro de forma irresponsável em um contexto de crise. Mas é possível pensar em maneiras de otimizar nossos gastos de acordo com nossas prioridades.

Bens materiais ou experiências?

Pense bem, do que você se lembra com mais clareza: o celular que você comprou há três anos ou a viagem que fez na mesma época com namorado (a)/família/turma de amigos? Aquisições materiais perdem o valor com muita rapidez, enquanto experiências são guardadas na memória e valorizadas por mais tempo.

Se você tem intenção de fazer uma viagem bacana nas suas próximas férias, avalie o que você pode evitar em suas compras. Corte os supérfluos, não compre mais roupas do que realmente necessita, nem troque de celular se não houver real necessidade. Pense no que é prioridade para sua satisfação e faça a escolha de como vai gastar esse dinheiro.

viagem_familia

 

Continue a ler a matéria na próxima página!

Happy hour durante a semana

Depois de um dia cansativo, é comum o pessoal do escritório combinar de uma tomar uma cerveja em um barzinho próximo, um momento para descontrair e conhecer melhor as pessoas que trabalham conosco. Essas situações podem acontecer com frequência, então, entre um petisco e outro, uma ou duas cervejas algumas vezes por semana, o happy hour acaba pesando no orçamento do mês.

Pense no que esses encontros representam para você. Sua relação com os colegas de trabalho tem melhorado? De alguma forma essas reuniões podem contribuir para a sua carreira? Se a resposta for positiva, vale a pena aproveitar esses momentos. Você só precisa policiar-se para não gastar além da conta nesses eventos, de repente também reduzir suas despesas no fim de semana, para compensar os gastos nos dias úteis.

Festas e reuniões com amigos

Vamos combinar, a gente sabe que balada é uma coisa que pesa no bolso! Valor de entrada, um drink três vezes mais caro do que você pagaria fora dali, táxi para ir e voltar, enfim…E por mais que a gente saia de casa com a intenção de gastar pouco, na hora da empolgação a gente acaba consumindo mais do que deveria.

Se você gosta muito de festas, não precisa cortar totalmente da sua vida, mas que tal substituir a balada de todo fim de semana por outros eventos? Em vez de ir pra boate uma vez por semana, vá uma vez por mês e use os outros fins de semana para reunir-se com amigos em casa, organize festinhas com pessoas mais próximas e cada um leva o que for beber, acaba saindo mais barato e a diversão é garantida!

Passeios com a família

O passeio de domingo costuma ser em um restaurante para reunir a família toda? Se em tempos de crise essa conta anda ficando cara demais, é momento de repensar se essa reunião precisa ser para comer fora. O almoço de domingo pode acontecer em casa, seguido de um passeio gostoso no parque. Ideal para aproveitar a tarde andando de bicicleta ou patins com os filhos.

Você não precisa abrir mão dos seus momentos de descontração porque a grana está curta. Priorize os gastos que são relevantes, abra mão daquilo que não precisa para que você possa cuidar dessas prioridades. Use seu dinheiro com responsabilidade e aproveite seus momentos de lazer para recarregar suas baterias!

 

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close