4 maneiras de planejar a sua aposentadoria

4 maneiras de planejar a sua aposentadoria

Desfrutar de uma aposentadoria tranquila é o sonho de todo mundo. Afinal, depois de gastar uma vida trabalhando arduamente, nada mais merecido do que aproveitar a terceira idade com conforto e estabilidade. Bom, isso é o desejável , mas conseguir essa tranquilidade não é tarefa fácil.

Assim como qualquer outro momento importante da vida, uma boa aposentadoria depende de planejamento. Contar somente com a renda da Previdência Social significa reduzir radicalmente o padrão de vida, portanto é preciso pensar em outras estratégias para garantir um futuro tranquilo.

Comece o quanto antes

É difícil imaginar a aposentadoria quando estamos com 20 e poucos anos, ainda dando os primeiros passos na carreira. Mas é importante sempre ressaltar que estamos falando da construção do seu patrimônio, da garantia da sua qualidade de vida quando você já tiver contribuído o suficiente com sua força de trabalho.

Sendo assim, nunca é tarde para começar.O quanto antes você começar a planejar sua aposentadoria, mais confortável será seu futuro.

Como construir a aposentadoria

Como dissemos, a Previdência Social, em linhas gerais, não lhe garantirá um padrão de vida confortável, portanto o interessante é pensar nela somente como um complemento da sua fonte de renda principal. Você pode estudar um plano de previdência privada ou mesmo em rendimentos fixos com resgate a longo prazo.

Se você já tem o hábito de investir, é interessante que tenha um controle daquela parcela que destinará à aposentadoria daqueles investimentos que você poderá lançar mão ao longo da vida. É importante que você não mexa no dinheiro destinado a aposentar-se para outros fins, como o custeio de uma especialização, a compra de um imóvel, de um carro, etc.

garantindo_aposentadoria

Estime seus gastos

Ainda que você não tenha certeza de quanto precisará para viver no futuro, tente imaginar como seria seu padrão de vida e as despesas que teria. Além dos gastos fixos com a residência e com o seu sustento, você poderá ter gastos maiores para lidar com a saúde, por exemplo. Em contrapartida, os gastos com filhos, por exemplo, diminuem bastante, tendo em vista que o mais provável é que eles já estejam independentes quando você aposentar-se.

O interessante é que você trace uma meta também da idade em que pretende aposentar-se, para assim poder buscar o que você considera ideal para manter seu padrão de vida. Afinal, quanto mais cedo você aposentar-se, maior precisará ser o seu patrimônio para que consiga viver com a mesma qualidade que tinha antes da aposentadoria.

Calcule o que precisará juntar por mês

Tendo em vista uma meta para aposentar-se, é preciso que você faça as contas do quanto precisará economizar por mês para atingir seu objetivo. Seja disciplinada e leve em conta que essa quantia é para garantir o seu futuro!

Pense em todo o esforço que você faz para construir sua carreira e buscar seu crescimento pessoal e profissional. Depois de conquistar sua independência financeira, ter seu próprio imóvel e condições de manter um padrão de vida confortável para si, o natural é ter condições de sustentar todas essas conquistas até o fim da vida. Por isso, ainda que seja difícil imaginar como será sua vida futuramente, é preciso ter bases sólidas para manter a sua tranquilidade.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close