4 passos essenciais ao montar a sua primeira equipe

4 passos essenciais ao montar a sua primeira equipe

*Todo mês o Finanças Femininas publica uma coluna do Negócio de Mulher. Hoje vocês conferem dicas de como organizar uma equipe!

*Jessica Lopes

A sua empresa está crescendo e chegou a hora de montar sua equipe. A equipe certa poderá fazer seu negócio alavancar, já a equipe mal formada…

Criar uma equipe sólida para sua empresa é crucial e ao mesmo tempo muito difícil. Não se apresse, tome o seu tempo e siga as dicas a seguir.

1.  Defina quais qualidades você procura

Avalie sua empresa e pense em que qualidades e aptidões ela está necessitando. Faça uma lista com todas as características procuradas para depois ir em busca de candidatos.

Ter em mente a quem se procura facilita e economiza tempo na busca do candidato ideal.

2. Procure uma pessoa de confiança

Confiança mútua dentro de uma equipe permite melhores trocas de ideias, mais crescimento e aprendizado para ambos os lados.

Para empresas pequenas, contratar uma pessoa significa muito mais que trazer ela para dentro do negócio, é trazer alguém para dentro da família.

Achar uma pessoa de confiança permite a donos de empresas dar os próximos passos do negócio com segurança.

Negócio de Mulher/divulgação

3. Alinhe estratégias e objetivos

Uma vez que a sua equipe já está formada, é muito importante também alinhar estratégias e objetivos. Uma equipe motivada é composta por pessoas que se sentem parte de um grupo e compartilham objetivos em comum. Fazer com que os outros participem e ganhem espaço na sua empresa faz com que eles acreditem cada vez mais na missão do negócio.

Compartilhar a missão da empresa, delegar responsabilidades e demonstrar a importância de cada membro da equipe são as responsabilidades do empreendedor.

4. Estabeleça metas e planos de carreira

Ao montar uma equipe para o seu negócio você também terá que lidar com objetivos e metas individuais de cada membro da sua nova empresa. Quanto mais cedo o empreendedor conseguir visualizar cada membro como um profissional em busca de crescimento, menos surpresas ao longo do caminho ele vai ter.

Estabeleça metas e desenhe planos de carreira individuais, tenha periodicamente avaliações de desempenho de sua equipe e sente com cada um para avaliar futuras oportunidades. Ao ter uma equipe o empreendedor tem que saber também ser gestor e não somente chefe. Para aprimorar a habilidade de gestão, comunicação é essencial.

 

* Jessica Lopes é formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É  apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias  podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro. 

Este Texto foi originalmente publicado no site Negócio de Mulher.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close