4 passos para abrir um negócio

como_abrir_novo_negocio

Seja por um sonho antigo ou por uma vontade que surge ao longo do tempo, a ideia de abrir um negócio é comum nos planos de muita gente. O desafio de ver uma empresa nascer e prosperar é grande, mas com os passos certos é possível obter muito sucesso. O principal cuidado é não deixar que o tamanho do sonho interfira na sua percepção da realidade, isso porque as vezes nos deixamos levar por ideias grandiosas sem ponderar se elas enquadram-se no público-alvo e no mercado que a nova empresa fará parte.

Se você tem o sonho de tornar-se empreendedora e quer apostar em uma ideia sua, veja alguns pontos que devem ser analisados para que sua empresa trilhe o caminho certo.

Explore sua experiência

As possibilidades de seu negócio dar certo com certeza serão bem maiores se você tiver muito conhecimento a respeito do seu produto ou serviço. Muita gente trabalha em uma determinada área durante toda uma vida, mas prefere empreender com algo completamente diferente. O grande risco desta “manobra” é a falta de percepção de algumas oportunidades e necessidades de ajustes para atender ao mercado, tendo em vista que o conhecimento em relação àquela área é limitado.

Vamos supor que você trabalhou durante toda a vida com um restaurante, mas resolve empreender montando um pet shop, por ser apaixonada por animais. Você pode até estudar e adquirir muito conhecimento sobre este assunto, mas a falta de vivência na área podem te impedir de enxergar algumas situações. O ideal é que você consiga abrir um negócio ligado àquilo que você tem mais afinidade, conhecimento e experiência.

Trabalhando suas ideias

A partir do momento em que você deu vazão à sua criatividade e bolou uma ideia para um bom negócio, é hora de avaliar a viabilidade de tudo que você imaginou. Para que sua ideia tenha valor, é preciso que ela esteja alinhada às características do mercado em que você pretende empreender, se está de acordo com as necessidades deste mercado.

Um exemplo um pouco simplista pode dar uma ideia sobre o que estamos falando. Imagine que você seja apaixonada por moda e tudo que está relacionado a verão, calor, etc. Então você tem uma ideia brilhante para montar uma loja de biquinis e moda praiana, com vários diferenciais. Agora imagine abrir uma loja desta no litoral e outra em uma cidade montanhosa, onde faz frio na maior parte do ano. Qual delas você acha que terá resultados melhores?

É preciso que seu negócio esteja alinhado com o perfil de consumidores da região. Estude o local onde você pretende empreender, veja quais são as necessidades daquelas pessoas e tente enquadrar isso ao que você tem como propósito de empreendimento.

dicas_para_abrir_novo_negocio

Pesquisa de mercado

Além da percepção das necessidades do público, é necessário fazer uma pesquisa de mercado em mais de uma etapa. A primeira pode ser feita com base em informações em órgãos oficiais e base de dados muitas vezes disponíveis na internet. Estude o setor em que você pretende empreender, o desempenho deste setor em sua região, os pontos positivos e os negativos, para que você conheça melhor o caminho que irá trilhar quando for desenvolver seu plano de negócio.

Vá a campo para conhecer a concorrência, ver seus pontos fortes e fracos. Converse com pessoas do ramo e também com consumidores de produtos ou serviços que tem a ver com que você pretende fazer. É uma maneira de você ver de perto o que pode trazer de inovador para o mercado e as brechas que pode aproveitar como oportunidade.

Avalie suas habilidades

É preciso que você tenha muita clareza das suas capacidades de atuação dentro de seu próprio negócio. Tentar abraçar tudo de uma vez sem delegar funções pode ser um tiro no pé, ainda mais se o conhecimento que você tiver sobre uma determinada área for muito raso.

Você pode ter grandes habilidades criativas, mas talvez não tenha tanto conhecimento para lidar com a gestão do empreendimento. Faça uma auto crítica sobre suas habilidades e avalie se você terá condições de abrir o negócio sozinha ou se será mais prudente ter uma sociedade.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close