4 passos para fazer a viagem dos sonhos acontecer

4 passos para fazer a viagem dos sonhos acontecer

O verão chegou e com ele bate aquela baita vontade de viajar. E quando você pensa naquela viagem maravilhosa que sempre teve vontade de fazer, o extrato da conta bancária vem como um balde de água fria nos seus sonhos. Mas afinal, se você quer tanto viajar, o que te impede de fazer essa viagem acontecer? A questão aqui não é sonhar alto, é fazer o sonho caber no bolso.

Com planejamento e muito pé no chão, é possível juntar a grana necessária para fazer o roteiro que você deseja, seja uma praia bacana em alguma região do país ou um destino ainda desconhecido no exterior. Quer saber como fazer isso acontecer? Então, vamos lá.

Estimativa de custos

Pesquise bem sobre o local para onde você pretende viajar e defina a data do ano em que pretende fazer as malas. É importante fazer a avaliação de custos de cada local de acordo com o período de intenção de viagem em função de fatores sazonais que interferem no valor do passeio. Por exemplo, viajar para o Rio de Janeiro no carnaval certamente sai muito mais caro do que ir em um fim de semana aleatório, fora da alta temporada.

Se a sua opção for um destino badalado em um período em que você sabe que os preços estarão mais elevados, vai ser preciso mais dedicação para fazer uma reserva extra de dinheiro. Pesquise passagens aéreas com antecedência, opções de hospedagem, passeios, custos extras com presentinhos, etc. É importante ter uma meta de valor pré-estabelecida para que você possa planejar a viagem com mais precisão.

malas_para_viagem

Revisão no orçamento

Sabendo quanto você precisa para viajar, é hora de analisar seu orçamento para saber onde é possível fazer cortes. Com exceção dos custos fixos (aluguel, plano de saúde, etc), veja o que você pode retirar do seu dia-a-dia, ainda que temporariamente. Um pacote super caro de TV a cabo faz sentido para você agora? Com tantas opções bacanas de streaming com vídeos em boa qualidade, pode ser um desperdício de dinheiro pagar caro por uma TV por assinatura no momento em que você precisa juntar dinheiro.

Faça o mesmo com outros gastos que costumam ser mais frequentes em seu orçamento. Procure opções de lazer mais baratas, reduza as refeições fora de casa, revise seu plano de celular, enfim, procure brechas nas despesas para fazer os cortes que puder.

Aluguel do seu espaço

Se sua meta for viajar por um período mais longo (por pelo menos um mês, por exemplo), uma opção é colocar seu apartamento/casa/quarto para alugar no período em que vocês estiver fora. A renda obtida pode lhe ajudar a amenizar as despesas com o passeio. Sua tarefa ficará ainda mais fácil se você morar em cidades turísticas e resolver ficar fora em períodos de alta temporada.

Renda complementar

Vale também buscar formas de ganhar dinheiro extra e fazer um cofrinho para a viagem. Se tiver disponibilidade para conciliar dois empregos ou uma atividade mais flexível que possa conciliar com seu trabalho, corra atrás disso! Procure por serviços como freelancer e tente explorar seu talento de uma forma que lhe renda uma grana. Sem ideia do que pode fazer para conseguir um dinheiro a mais? Vale dar uma olhadinha nessas dicas aqui. Por último, vale também dar uma geral nas suas coisas e vender aquilo que não estiver usando mais.

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close