4 planos para manter a casa organizada de um jeito prático

4 planos para manter a casa organizada de um jeito prático

Olá, meninas! Trabalhar o dia inteiro e manter a casa em ordem não é tarefa fácil, principalmente para quem mora sozinha! Se este é seu caso, Rafaela Oliveira traz algumas alternativas para organizar as tarefas domésticas. 

Olá! Pra quem não me conhece, me chamo Rafaela e sou autora do blog Organize sem Frescuras!. No blog, eu escrevo sobre decoração, organização e limpeza da casa de um jeito simples e sem frescuras. Estou muito feliz em poder compartilhar as dicas aqui.

Para facilitar nosso dia –a- dia montei um plano de rotina da limpeza. As tarefas diárias ajudam a manter a casa limpa e arrumada, mas só isso não basta. É preciso elaborar e acrescentar na rotina da sua casa um plano de faxina para executar com regularidade as tarefas que exigem mais tempo e esforço (passar aspirador, lavar pisos, limpar a geladeira, etc.) e pode também como na maioria das casas, programar a faxina semanal.

Antes de começar qualquer trabalho de limpeza, deixe a casa organizada, pois assim a tarefa da limpeza não levará horas ou dias.

Plano A – este é o estilo mais tradicional e dá resultados melhores para quem tem mais tempo e gosta de deixar a casa um brinco. Seguindo este plano, a casa será limpa uma vez por semana, veja como fica a rotina:

Banheiros

– Limpe o vaso sanitário
– Limpe a cuba e a bancada da pia
– Limpe o boxe (inclusive as portas) e a banheira se tiver
– Limpe os espelhos
– Varra e lave o piso
– Troque todas as toalhas

Cozinha

– Limpe a pia e o ralo
– Limpe o forno ou geladeira (alterne cada semana)
– Limpe a mesa e outras superfícies
– Limpe o microondas
– Varra e lave o piso

Quartos

– Troque os lençóis
– Guarde a roupa lavada e passada
– Lave a roupa suja
– Limpe o assoalho

Cômodo a cômodo

– Limpe o piso de toda a casa (afaste os móveis maiores e limpe o que está atrás dele)
– Remova eventuais teias de aranha
– Tire o pó e passe lustra-móveis
– Organize ou descarte os papéis sem utilidade
– Guarde tudo o que estiver fora do lugar
– Enquanto limpa a casa, coloque as roupas para bater na máquina

Continue a ler a matéria na próxima página!

Plano B (30 minutos por dia)- este plano é para as pessoas que não tem muito tempo e que adiam as tarefas domésticas semanais, requer 30 minutos diários para limpar somente um cômodo ou para fazer alguma coisa em toda a casa:

Segunda- Cozinha
Terça- Banheiro
Quarta- Sala de estar, sala íntima e sala de jantar
Quinta- Quartos
Sexta- Escritório, corredores e hall de entrada
Sábado- Área de serviço e lavanderia
Domingo- É só descansar

Plano  C – este é o plano que implemento na minha casa, isto é, para quem prefere uma limpeza diária, veja estes itens como sugestão:

– Arrumar a cama
– Lavar a louça
– Trocar as lixeiras
– Limpar a pia do banheiro
– Limpar a pia e o balcão da cozinha
– Dar um jeito na bagunça
– Separar a roupa suja
– Organizar as correspondências
– Varrer o chão da cozinha
– Eleja um ou dias da semana para lavar e passar as roupas

Continue a ler a matéria na próxima página!

Plano D (uma tarefa por dia)- este plano é para quem não gosta de rotina, faça uma lista de tudo que precisa ser feito regularmente e fixe na porta da geladeira. Para este plano dar bons resultados, você precisa fazer alguma tarefa todos os dias e complementar cada tarefa pelo menos quinzenalmente. Anote seu progresso e a data em que executou em um caderninho.

Atenção!

Estes planos eu fiz para ajudar na organização da rotina, você não precisará seguir a “ferro e fogo”, respeite a cima de tudo, a rotina da sua casa e o jeito que mais gosta de trabalhar, pois se não, as tarefas domésticas viram uma coisa chata de executar. Caso você more sozinha, talvez uma faxina quinzenal seja suficiente (desde que mantenha uma rotina mais frequente para pequenas limpezas).

Dica de ouro: se você dispõe de pouco tempo e não tem muita energia, priorize as tarefas mais importantes e execute-as com capricho, se preferir, escute suas músicas prediletas enquanto trabalha, ficará mais divertido e o tempo passará mais rápido.

*Rafaela Oliveira, é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para falar auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Foto: Organize sem Frescuras

Este conteúdo foi útil para você?

Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira

Organize-se

close