4 técnicas para vender mais neste Natal

4 técnicas para vender mais neste Natal

A proximidade do Natal é motivo de festa para quem trabalha com o comércio. A data é a mais rentável para o setor e justamente por isso requer uma preparação diferente das demais. Neste período do ano não basta aumentar os estoques para obter bons resultados, é preciso bem mais do que isso para obter um Natal farto. E se você é empresária, já deve ter um planejamento em mente para ter o seu caixa mais volumoso que a sacola de presentes do Papai Noel. Se você está fazendo a preparação do seu estabelecimento, vamos reforçar algumas dicas que podem ser preciosas para melhorar seus resultados neste fim de ano.

Equipe

A contratação de funcionários temporários nesta época do ano é muito comum, tendo em vista o aumento da circulação de clientes. Analise seu caixa e a realidade do seu comércio neste momento. A contratação destes funcionários poderia ajudar a melhorar seus resultados ou você está em um momento de aperto nas contas? Coloque na ponta do lápis a relação do custo deste funcionário e o do retorno que você espera no Natal para saber se realmente vale a pena dar este passo.

Se optar por contratar pessoas para ajudar a sua equipe fixa, é preciso fazer um treinamento com todos, visando um bom atendimento e conhecimento do que vocês tem em estoque. Certifique-se que os profissionais sejam cordiais, persuasivos, pacientes e que saibam lidar bem com a pressão. Nesta época do ano é comum ver as lojas lotadas, clientes pedindo mil coisas ao mesmo tempo e os vendedores tentando atender a todos. É assim mesmo, é preciso ter calma e saber lidar com esse “caos” sem perder a paciência.

Organização da vitrine

Sim, você e sua equipe terão que arrumar a vitrine e as estantes umas 20 vezes por dia até a chegada do Natal. Os consumidores precisam da experiência sensorial para tomarem uma decisão quanto a compra. É preciso que a disposição dos produtos seja muito bem pensada, com a mercadoria de ponta em locais estratégicos para atrair a visão dos clientes. Deixe que peguem, que sintam o produto em mãos, que verifiquem se está tudo em ordem, se não há defeitos. São detalhes que contam muito na hora da tomada de decisão. vendas_no_natal

Ajude o cliente a definir a compra

Com os shoppings e regiões comerciais lotados, os clientes podem desistir da ideia de pesquisar em várias lojas antes de realizarem a compra. Chega um ponto que tudo que todo mundo quer é comprar logo o que precisa e ir embora para casa. Aproveite este momento para ajudar o cliente a concluir a compra. Se ele estiver indeciso, apresente soluções, mostre opções de produtos e entregue em mãos, em vez de deixar a decisão vaga.

Por exemplo, o sujeito entra na loja determinado a comprar um presente para a namorada. Ele quer comprar uma roupa, mas ainda não definiu qual. Antecipe-se e apresente as soluções prontas a ele. “Tem esse vestido lindo que ela pode usar nas festas de fim de ano ou esse conjunto que será a moda do verão, ideal para usar na viagem de férias, qual o senhor vai levar?”. Pronto, ele só precisa escolher e levar ao caixa. Preencha as lacunas de dúvida para evitar que o cliente desista da compra e vá procurar algo na concorrência.

Brecha para novas vendas

Em muitas situações, a venda de um produto pode vir acompanhada de outras vendas menores, principalmente quanto a roupas e acessórios. O cliente quer uma camisa, ofereça também uma gravata. Vai comprar um tênis, ofereça um kit com meias. O vestido pode vir acompanhado de um cinto ou sandália e por ai vai. E então, gostaram das estratégias? Então faça o teste em seu estabelecimento e conte para nós como foram os resultados!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close