4 técnicas para vender mais neste Natal

4 técnicas para vender mais neste Natal

A proximidade do Natal é motivo de festa para quem trabalha com o comércio. A data é a mais rentável para o setor e justamente por isso requer uma preparação diferente das demais. Neste período do ano não basta aumentar os estoques para obter bons resultados, é preciso bem mais do que isso para obter um Natal farto. E se você é empresária, já deve ter um planejamento em mente para ter o seu caixa mais volumoso que a sacola de presentes do Papai Noel. Se você está fazendo a preparação do seu estabelecimento, vamos reforçar algumas dicas que podem ser preciosas para melhorar seus resultados neste fim de ano.

Equipe

A contratação de funcionários temporários nesta época do ano é muito comum, tendo em vista o aumento da circulação de clientes. Analise seu caixa e a realidade do seu comércio neste momento. A contratação destes funcionários poderia ajudar a melhorar seus resultados ou você está em um momento de aperto nas contas? Coloque na ponta do lápis a relação do custo deste funcionário e o do retorno que você espera no Natal para saber se realmente vale a pena dar este passo.

Se optar por contratar pessoas para ajudar a sua equipe fixa, é preciso fazer um treinamento com todos, visando um bom atendimento e conhecimento do que vocês tem em estoque. Certifique-se que os profissionais sejam cordiais, persuasivos, pacientes e que saibam lidar bem com a pressão. Nesta época do ano é comum ver as lojas lotadas, clientes pedindo mil coisas ao mesmo tempo e os vendedores tentando atender a todos. É assim mesmo, é preciso ter calma e saber lidar com esse “caos” sem perder a paciência.

Organização da vitrine

Sim, você e sua equipe terão que arrumar a vitrine e as estantes umas 20 vezes por dia até a chegada do Natal. Os consumidores precisam da experiência sensorial para tomarem uma decisão quanto a compra. É preciso que a disposição dos produtos seja muito bem pensada, com a mercadoria de ponta em locais estratégicos para atrair a visão dos clientes. Deixe que peguem, que sintam o produto em mãos, que verifiquem se está tudo em ordem, se não há defeitos. São detalhes que contam muito na hora da tomada de decisão. vendas_no_natal

Ajude o cliente a definir a compra

Com os shoppings e regiões comerciais lotados, os clientes podem desistir da ideia de pesquisar em várias lojas antes de realizarem a compra. Chega um ponto que tudo que todo mundo quer é comprar logo o que precisa e ir embora para casa. Aproveite este momento para ajudar o cliente a concluir a compra. Se ele estiver indeciso, apresente soluções, mostre opções de produtos e entregue em mãos, em vez de deixar a decisão vaga.

Por exemplo, o sujeito entra na loja determinado a comprar um presente para a namorada. Ele quer comprar uma roupa, mas ainda não definiu qual. Antecipe-se e apresente as soluções prontas a ele. “Tem esse vestido lindo que ela pode usar nas festas de fim de ano ou esse conjunto que será a moda do verão, ideal para usar na viagem de férias, qual o senhor vai levar?”. Pronto, ele só precisa escolher e levar ao caixa. Preencha as lacunas de dúvida para evitar que o cliente desista da compra e vá procurar algo na concorrência.

Brecha para novas vendas

Em muitas situações, a venda de um produto pode vir acompanhada de outras vendas menores, principalmente quanto a roupas e acessórios. O cliente quer uma camisa, ofereça também uma gravata. Vai comprar um tênis, ofereça um kit com meias. O vestido pode vir acompanhado de um cinto ou sandália e por ai vai. E então, gostaram das estratégias? Então faça o teste em seu estabelecimento e conte para nós como foram os resultados!

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