5 dicas de styling para decorar a casa sem gastar muito

5 dicas de styling para decorar a casa sem gastar muito

*Angela Renoldi

Olá, meninas! Nessa coluna falaremos sobre como deixar sua casa com a cara do verão. Você já teve a sensação de estar em um ambiente escuro, abafado e sem graça?

Já passeou pelo Pinterest desejando aquelas decorações lindas e frescas? Muitas dessas imagens são do hemisfério norte, onde as estações do ano são bem definidas e os moradores podem variar bastante a decoração.

Você também pode gostar:
DIY de casamento: 4 ideias com chocolate
5 dicas de DIY para decorar o seu home office
10 coisas que ninguém te conta sobre casar

No Brasil, temos duas e olhe lá… O verão para nós é a estação mais esperada, a mais clara e a mais alegre. A decoração sazonal está super em alta, pois é uma maneira da casa ficar sempre linda sem você ter que redecorá-la inteira, o que aliás não faz muito sentido financeiramente. Então, como fazer uma decoração sazonal sem ter que vender um rim nos dias de hoje? Com medidas simples porém altamente eficazes.

1 – Sofá e almofadas. Se o seu sofa não é branco, mande fazer uma capa de sarja pré encolhida. Super fácil de lavar e muda a cara na hora. Ok, mandar fazer a capa não está no orçamento? Colchas de piquê branco ficam lindas cobrindo o sofá. Não precisa cobrir inteiro perfeitamente. Dobre-a no comprimento e estenda no meio do sofá, como uma faixa larga cobrindo assento e encosto.

Troque a capa das almofadas! Aproveitando as liquidações de janeiro, dá para ir na TokStok, Etna ou até mesmo em lojas de material de construção como Leroy Merlin e CeC. Escolha coloridas para contrastar com o branco. As capas são interessantes pois dá para guardar dobradinhas no maleiro quando o inverno chegar!

sofa

sofa2

 

Continue a ver as dicas na próxima página!

2 – Cortinas. Troque as pesadas pelas levinhas de voil ou gaze de linho. Nessas mesmas lojas dá pra encontrá-las já prontas. Outra alternativa é retirar as que você já tem, lavar e guardar. Porém não esqueça da incidência solar. Em alguns casos, a retirada total das cortinas não é interessante, pois o sol pode queimar móveis ou até esquentar muito a sua casa.

cortina

cortina2

3 – Abuse de elementos naturais como palha, tecidos de algodão, bambus e plantas. Um cesto de palha com revistas dentro, ou usado como um cachepô fica lindo.

elementos naturais

elementos naturais2

 

Continue a ver as dicas na próxima página!

4- Use vidros para decorar. Eles passam a sensação de frescor. Enfeite alguns com folhagens. Se preferir flores, escolha as mais duráveis, mas lembre-se de que mesmo estas sofrem no verão. Acho os arranjos verdes mais frescos e chiques para essa época. Estamos falando do dia a dia, pois para uma ocasião especial as flores são muito bem vindas.

vidro

vidro2

5 – Mude o styling da sua mesa de centro. Retire livros pesados e troque por um prato bonito (pode ser a louça de servir salada) adornado com limões (limão Taiti mesmo, o Siciliano, que é lindo, está muito caro) e maçãs. Se espetar alguns cravos nas frutas ganha grátis um perfume gostoso na sala.

mesa de centro

mesa de centro2

Essas dicas são básicas e inclusive nós cansamos de ver esse tema em vários outros lugares. Por isso quero que você vá um pouco além e desenvolva o olhar. No meu trabalho, prezo bastante a independência dos meus clientes. Gosto de ensinar para que se apropriem das técnicas de styling. Assim poderão mudar a decoração sempre que quiserem.

Uma ótima maneira de começar é vendo aquelas imagens que você tanto adora com o olho bem clínico, tentando descobrir o que mais te chamou atenção. As vezes, olhamos a imagem e ela nos agrada profundamente mas nem sabemos o porquê. Se treinar o seu olhar, vai perceber que o que mais gostou foi do tom de azul da parede, do balanço da cortina na foto ou da maneira como adornos ou livros estão expostos. A sensação que a foto passa também é importante. Ela te remeteu a alguma viagem, infância, aroma?

Faça um exercício mental de desconstruir as imagens. Ao se apropriar disso ficará muito fácil deixar a casa com a sua cara, pois você saberá exatamente o que está procurando.

Não compre por impulso nas liquidações. Faça o exercício primeiro e então saberá escolher exatamente o que quer.

Pegou o espírito da coisa? Não saia comprando almofadas cor de rosa e laranja só porque tem a ver com o verão. Procure optar pelo frescor, mas que tenha algum significado para você e para as pessoas que você ama.

*Angela Renoldi é designer de interior e apaixonada por styling. Chega ao Finanças Femininas para dar dicas e auxiliar as mulheres a trazerem personalidade para suas casas sem gastar muito dinheiro.

Fotos: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Angela Renoldi

Angela Renoldi

Em casa

close