5 dicas para começar bem o dia

5 dicas para começar bem o dia

Pense bem e responda a si mesma, como você planeja sua rotina? Você inclui no seu dia tarefas ou atividades que possam deixá-la mais motivada? Se isso não for um hábito em sua vida, é melhor repensar sua programação diária. A escritora Laura Vanderkam, autora  do livro “O que as pessoas mais bem sucedidas fazem antes do café da manhã”, reforça justamente a necessidade de fazer atividades produtivas ou agradáveis logo cedo, para trazer motivação e bons resultados profissionais.

Você deve estar se perguntando, “mas porque é preciso acordar cedo?”. Bom, de acordo com o portal de conteúdo Business Insider, a escritora cita um estudo feito pela Universidade da Florida para justificar o despertador programado para apitar logo cedo. A pesquisa aponta que a força de vontade é como um músculo, que acaba ficando fatigado depois de ser usado várias vezes. Sendo assim, a sua motivação para fazer determinadas atividades de manhã, quando você está com as baterias recarregadas, é muito maior do que se você deixasse para fazê-las ao fim do dia.

Além disso, começar o dia fazendo tarefas saudáveis é uma forma de garantir mais motivação para assumir os desafios do cotidiano. Confira abaixo algumas dicas da autora para que você comece seu dia com o pé direito! Não é preciso fazer tudo de uma só vez, mas incorporar alguns hábitos aos poucos pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida.

Faça exercícios

Como a autora cita no livro, a diretora executiva da Xerox, Ursula Burns, programa sua sessão de treinamento de uma hora com o personal-trainer às 6h da manhã, duas vezes por semana. Rotina que é similar para vários outros executivos de alto escalão, que normalmente têm agendas sempre lotadas.

Como ela bem ressalta, se essas pessoas arrumam tempo para isso, é porque os exercícios devem ser importantes. Escolha uma atividade de sua preferência e faça exercícios físicos logo nas primeiras horas do dia. Isso certamente lhe ajudará a manter o gás para as tarefas do dia.

Desenvolva projetos profissionais/pessoais

Quando você acorda cedo, já reparou no clima de calma que fica no ar? Toda a família dormindo, sem barulho de buzina nas ruas, o telefone não toca, é simplesmente maravilhoso! Então, porque não tirar proveito disso? Aproveite essa paz para tocar projetos profissionais importantes, sem precisar ser interrompida.

O mesmo pode ser feito se você estiver com vontade de tocar algum projeto pessoal, como escrever um livro, desenvolver algum trabalho artesanal, entre outras atividades.

5 dicas para começar bem o dia

Aproveite o início da manhã com a família

Você fica aborrecida com o tempo que sua agenda profissional retira do seu convívio com a família? Então que tal aproveitar as primeiras horas da manhã para curtir um pouco com as pessoas que você gosta? Experimente acordar um pouco mais cedo e gastar alguns minutos a mais na cama com seus filhos, para ter uma conversa agradável com seu companheiro (a) e ter a oportunidade de alimentar-se no café da manhã com calma.

Leia jornais

Essa dica é importantíssima principalmente para as nossas investidoras, acompanhar o noticiário é fundamental para saber das tendências de mercado, os investimentos que compensam serem mantidos e as estratégias a rever, de acordo com a conjuntura econômica.

Mais além, nada melhor do que informar-se logo cedo sobre como anda a inflação, para não ser pega de surpresa no supermercado. Notícias sobre a sua cidade também são cruciais para que você consiga planejar-se para evitar trânsito pesado, programar uma rota alternativa com antecedência, em caso de alguma obra, etc.

Faça meditação

Abastecer o carro, pagar a prestação da escola do filho, responder os emails da chefe, reunião com cliente, médico no horário do almoço…haja fôlego para dar conta de tudo! Mais ainda, haja memória para dar conta de lembrar de tudo isso. Rotinas pesadas acabam deixando nossas mentes sobrecarregadas. Sendo assim, nada melhor do que tirar um tempo logo no início do dia para meditar e limpar as ideias.

 

E você, o que faz logo pela manhã para deixar sua rotina mais agradável? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close