5 dicas para economizar na conta de água e luz

5 dicas para economizar na conta de água e luz

As mudanças climáticas são sentidas em qualquer lugar do mundo. Essa é a primeira justificativa para diminuir o consumo de água e luz. A segunda e a que mais interessa é economizar na conta mensal. Além de ficar com uma graninha a mais, também contribui para o meio ambiente. Maravilha, né?

Para que isso aconteça precisa mudar algumas atitudes no seu dia a dia. Só dessa forma consegue  poupar gastos. Aprenda como mudar e conseguir poupar um pouco mais de dinheiro:

– Reutilize: a água que sai da máquina de lavar roupa é ideal para lavar a garagem ou o quintal. Despeje toda água num balde e faça a limpeza dessa área. Para ajudar, ainda tem um restinho de sabão em pó na água que vai deixar tudo com um cheirinho bom.


– Feche: Está escovando ou dentes ou se ensaboando? Feche a torneira ou chuveiro para evitar desperdício. Nesses segundinhos você gasta um montão de água desnecessariamente. Só abra quando for necessário.

– Conserte: Uma parede está vazando ou a geladeira faz muito barulho? Trate de chamar alguém especializado para aparar todos esses problemas. Se deixar por muito tempo pode estragar o eletrodoméstico ou causar um acidente em casa.


– Desligue:
Antes de sair de casa, desligue todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Por mais que estejam desligados eles continua mesmo que continuem plugados pode gastar energia. Na dúvida, desligue tudo e assim que for usa plugue novamente.

– Construa: Jardim em casa é o sonho de muita gente. Que tal fazer um no telhado? Você e sua família terão um ambiente para curtir a natureza. É possível decorar o ambiente com plantas de baixo custo de manutenção. Se usar uma manta geodrenante – um sistema que leva a água até o ralo normalmente – possibilita também a reutilização da água da chuva.

Você tem segredinho de economia pra contar pra gente?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close