5 dicas para fazer compras baratas e com qualidade

5 dicas para fazer compras baratas e com qualidade

Aquela lista de pequenos “macetes” para economizar no supermercado você já conhece, né? Mas para lhe ajudar a deixar a conta ainda mais leve, hoje vamos falar sobre algumas dicas de produtos que podem ser comprados por preços melhores! Com atenção e um pouquinho de malícia na hora de escolher os produtos, você pode levar o que precisa para casa sem despender uma fortuna para isso!

Cosméticos e higiene pessoal

Nesta seção vale o mesmo cuidado que temos que ter quando vamos comprar roupas. O casaco na vitrine daquela grife super famosa com certeza custa uma fortuna, mas você pode fazer uma compra bem melhor e muito mais barata se souber procurar em lojas mais baratas.

Na hora de escolher cremes, shampoos, condicionadores e afins, as marcas mais conhecidas e aquelas também usadas por cabeleireiros profissionais certamente custarão bem mais caro. Mas você já experimentou dar uma chance para aquela marca que ainda não ouviu falar? Muitos produtos de beleza de ótima qualidade e com preços melhores acabam passando batido pelas consumidoras justamente porque não ostentam um “nome de peso”.

Vale a pena também fazer uma pesquisa de preços em lojas especializadas em produtos de beleza, você com certeza encontrará mais diversidade de produtos do que no supermercado e ainda tem boas chances de conseguir valores mais favoráveis.

Frutas

Antes de montar a sua lista de compras, dê uma conferida em quais são as frutas da estação (esse tipo de informação costuma ficar disponível nos sites de centros de distribuição de produtos agrícolas), porque elas certamente estarão mais baratas e mais saborosas do que aquelas vendidas fora de época.

Procure fazer suas receitas de acordo com as frutas da estação, assim você mantém a qualidade da sua alimentação e paga menos por isso.

5 dicas para fazer compras baratas e com qualidade

Alimentos congelados

Sinceramente, esqueça de passar por aquelas geladeiras com comidas prontas. Essas que ficam prontas depois de 3 ou 5 minutos no congelador. Além de não serem saudáveis, esses produtos são os que mais encarecem a compra do supermercado. Faça as contas, quanto você gastaria para almoçar comida congelada por uma semana? Aposto que vai pagar muito mais do que pagaria para comprar um quilo de carne e alguns vegetais para salada.

Não caia nessa cilada de praticidade. Dá para preparar refeições práticas e rápidas com alimentos frescos. Se tirar um tempinho para pesquisar, vai encontrar várias receitas bacanas na internet.

Os produtos concentrados

Na sessão de limpeza você terá um trabalho um pouquinho maior com a calculadora. Faça a comparação não só dos preços entre as marcas concorrentes, mas avalie se vale mesmo a pena comprar as embalagens de produtos concentrados do que as tradicionais. Veja quanto o produto promete render e compare os preços pela quantidade real que você pretende usar. Por exemplo, o amaciante concentrado que promete render X lavadas. Compare este número com a quantidade de lavadas que renderia o amaciante tradicional e veja o que vale mais a pena.

Além disso, vale também avaliar se esses produtos concentrados normalmente são usados da forma correta em casa. Muita gente acaba se confundindo com as dosagens e desperdiça o que supostamente seria um produto econômico. Se este for o seu caso, é melhor optar pela embalagem que você sabe que não vai desperdiçar.

Itens fora da lista

Os hipermercados costumam oferecer uma gama de produtos que não fazem parte das compras usuais, como roupas, equipamentos eletrônicos e ferramentas para a casa e o jardim. Se você estiver precisando de algum desses itens, vale a pena reforçar a pesquisa para saber o que realmente compensa levar do supermercado.

Por exemplo, as peças de vestuário costumam ter preços atrativos. Obviamente você não vai procurar um vestido de festa em um hipermercado, mas pode muito bem encontrar peças casuais por preços melhores. Em vez de gastar uma fortuna em um pijama de dia-a-dia em uma loja especializada, você pode encontrá-lo por um preço bem mais em conta no hipermercado.

Fique sempre atenta aos encartes para saber se existe algo que você precisa com urgência que esteja em promoção nos hipermercados. Um dos itens que frequentemente entram nessas liquidações são os pneus de carro.

Se você estiver sempre atenta aos preços, de olho nos prazos de validade, vale a pena experimentar produtos de marcas mais baratas. Somente testando você vai saber o que aprova e o que realmente não compensa. Não se deixe levar pelo senso comum. Nem sempre pagar mais barato significa ter menos qualidade!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close