5 dicas para juntar dinheiro para o casamento

5 dicas para juntar dinheiro para o casamento

*Casar é um Barato

Maio é o mês das noivas! Vamos aproveitar para falar disso aqui: ninguém precisa cuidar melhor das finanças do que um casal que planeja seu casamento.

A cerimônia é um enorme investimento que o casal faz para celebrar o amor junto a pessoas queridas, e que participam ativamente da história dos dois. Além disso, em geral a festa de casamento vem seguida de mais dois grandes investimentos: a lua de mel e a casa nova! Resumo: casal que não se organiza financeiramente já começa a vida cheio de dívidas! Por isso, separamos algumas dicas simples que você pode colocar em prática para não cair nessa furada.

1.Comece uma poupança no primeiro instante que você pensar no assunto

Não espere pelo pedido de casamento para começar a poupar. Tenho uma amiga que sempre sonhou – desde o primeiro ano de sua faculdade – com um mestrado na Inglaterra. Ela começou a fazer uma poupança naquele momento apenas para conseguir atingir este objetivo depois de formada. Ainda demorou um pouco até que ela conseguisse de fato juntar o montante necessário para concretizar este objetivo grandioso. Foi preciso trabalhar por alguns anos depois de formada para conseguir chegar a seu mestrado na Europa – sempre juntando dinheiro mensalmente em uma poupança. Após muitos anos de organização financeira levada a sério, ela atingiu sua meta e foi estudar fora como sempre sonhou.

poupanca

Organizar um casamento também é um objetivo grandioso que depende quase que exclusivamente de disponibilidade financeira. Tenha isso em mente como uma meta que vai se concretizar anos adiante e seja disciplinada para não furar nenhum mês nesse planejamento. Guardar um pouco mensalmente vai facilitar muito a realização do seu sonho.

A partir do momento em que você e seu par começarem a conversar sobre morar juntos e fazer uma festa, vale a pena abrir o jogo mostrando ao outro que você já vem se preparando financeiramente para este momento, e propor que ele também se junte à empreitada de poupar mensalmente. Não importa quem vai colocar mais dinheiro no investimento, o que está em jogo é que ambos trabalhem juntos para a realização desse sonho.

2.Frequente feiras de casamento 

Elas são cansativas, enormes e, às vezes, desanimadoras. Porém, as feiras de casamento são uma ótima dica para quem quer contratar fornecedores com preços promocionais.

A principal dica é: pesquise antes quais serão os fornecedores que estarão presentes na feira. Você pode ter a maravilhosa surpresa de se deparar com seus fornecedores favoritos expondo – será uma ótima oportunidade de conhecê-los ao vivo e ainda conseguir fechar contratos com melhores condições. Geralmente há promoções especiais para noivas que realizam contratos na própria feira.

exponoivas

De toda forma, não se sinta pressionada, pois é bem comum que as empresas mantenham as condições por mais alguns dias após o evento.

>> Baixe a nossa planilha para organizar o seu casamento!

Continue a ler a matéria na próxima página!

3.Faça uma lista de convidados enxuta

Se você ainda não começou a organizar o casório, talvez não saiba que cada convidado tem um custo elevado para os noivos. A maioria dos serviços contratados muda o valor de acordo com o tamanho da sua lista. Veja:

lista

O local terá que ser maior se você tiver mais convidados. Isso implica em alugar mais mesas, aumentar a decoração, quantidade de comida, bebida, adereços etc. Sua equipe de assessoria precisará ser maior e ter pessoas espalhadas por todo o local, vigiando as situações e resolvendo pequenos problemas. E até seu fotógrafo pode precisar de uma equipe maior se o local for muito grande, com muitos convidados. Fazer uma lista de convidados enxuta é um passo enorme em direção ao casamento mais econômico. É difícil, mas é possível cortar convidados.

4.Considere um mini wedding

O mini wedding é uma tendência mundial. Você não deixa de realizar seu sonho, porém diminui a escala consideravelmente. É claro que o mini wedding tem muito a ver com a sua vontade e capacidade de enxugar a lista de convidados e com seu estilo pessoal. Mas vale a pena pensar sobre essa possibilidade.

miniweddingCrédito: Marcelo Salves

Se sua questão é querer oficializar uma nova etapa e comemorar com sua família e amigos mais próximos, esta pode ser sua solução. Na verdade, o mini wedding não tem nada de barato por natureza. Ele apenas sai mais em conta porque tudo é menor.

O local pode ser um restaurante. Casas de festa geralmente são mais caras, portanto isso já pode baratear. Em um restaurante você já tem mesas, cadeiras e louças, que provavelmente não precisarão ser alugados por fora. A decoração poderá ser mais simples e integrada ao ambiente mais aconchegante. Talvez você não precise de um DJ, podendo optar pelo som ambiente. Além disso, um espaço pequeno dificilmente vai exigir uma equipe grande de fotógrafos e de assessoria.

5. Considere DIY

diy

DIY é a sigla em inglês para Do it Yourself (que significa Faça Você Mesma). Isso dá trabalho sim! Você faz uma troca: investe mais tempo e menos dinheiro. O gratificante é aliar economia à personalidade. Colocar um pouco de si mesma no seu casamento é das coisas mais gostosas e bonitas! Tudo será único e exatamente com o seu jeito. Você também pode recrutar madrinhas, amigos e familiares – é uma forma de envolver muita gente e muito amor no seu processo. Você pode se inspirar em centenas de casos reais, de pessoas que já colocaram a mão na massa. Nós recomendamos muito!

Leia também:
DIY de casamento: 4 ideias com chocolate
DIY: Verrines para o seu casamento
5 DIY de porta-guardanapo para o casamento
5 DIY de lembrancinhas para o seu casamento

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Casar é um Barato

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar e um barato

Casar é um barato

close