5 dicas para manter a motivação no trabalho

5 dicas para manter a motivação no trabalho

Assim que entra num novo emprego é tudo novidade e interessante. Os meses vão passando e a rotina começa a ser estabelecida. Junto disso aparecem os “defeitos” da empresa. Quando você menos perceber, acordar para ir ao trabalho é uma tortura e já está reclamando de tudo!

Aí que mora o perigo. Tenha certo para si mesma que ninguém é obrigada a trabalhar em um lugar. Dívidas e outras lamentações não vão segurar a sua vaga. Para amar o seu trabalho, você tem que criar formas para manter a motivação. Comece lembrando da justificativa para aceitar aquela vaga. Refaça a trajetória para conquistá-la e tenha certo de todas suas possibilidades ali dentro.

Pensando nisso a equipe do Finanças Femininas reuniu as 5 principais dicas para manter a sua motivação no trabalho. Se a rotina, o chefe e o ambiente não mudam, mude você. Dessa forma, você mantém o seu emprego e a sua vontade no dia a dia. Veja quais são:

Tenha criatividade – Fazer a mesma coisa todos os dias cansa. Não tem como negar! Que tal fazer isso de outra maneira, só que de um jeito novo? Essa é a melhor opção para você continuar fazendo as mesmas coisas de sempre só que de um jeito diferente. Com criatividade você monta desafios para si mesma. Lembre-se de sempre olhar o lado bom de tudo. Pense duas vezes antes de reclamar e dê preferência para os desafios.

Crie metas para si mesma – As tarefas já estão pré-estabelecidas, mas podem serem desenvolvidas de uma nova forma. Para não se perder e manter o foco no trabalho, crie metas ao longo do dia. Nada melhor do que fazer uma listinha e ir riscando tudo que conseguir fazer no dia. Claro, esta lista deve constar todas as tarefas que consegue fazer. Nada de achar que é a super mulher e que vai conseguir fazer tudo ao mesmo tempo. Seja realista com a sua capacidade – mas procure sempre dar o seu melhor!

Pare de se comparar – Você não é a queridinha do chefe? Não tem problema e pare de uma vez por todas de se comparar com seu concorrente. A melhor atitude é trabalhar. Afinal de contas, você está sendo paga só para isso. Então, dê o seu melhor. Fique tranquila, porque cedo ou tarde terá reconhecimento – quem trabalha bem, tem foco e mostra dedicação não passa muito tempo despercebida.

Procure novos objetivos – De tanto reclamar e olhar o lado negativo da situação, você acaba esquecendo do que quer. Liste quais são seus objetivos e divida-os entre os dias, semanas e meses. Lute para realiza-los da melhor forma que conseguir. Isso serve como uma recompensa pessoal mesmo. Se tem um parte do trabalho que você considera especialmente espinhosa, dedique-se a dominar o assunto! Sonhar não custa nada e pode motiva-la a conquistar o mundo. Nunca perca a esperança e mude o seu dia.

Saiba o que faz você feliz – Não é possível que tudo que você faz seja chato. Preste atenção em todas as suas tarefas e divida-as em legal, médio e chato. Comece o dia com as tarefas chatas, depois siga com as que são mais ou menos e termine com as legais. Assim sempre vai embora satisfeita com o que faz e muda a configuração do seu dia.

Lembre-se: salário não motiva ninguém. A gente pode até acha que vai ser mais feliz quando ganhar mais, mas logo você se acostuma com o novo nível salarial. Motivação vem de dentro, portanto, faça o que gosta e procure descobrir novas paixões no seu trabalho de sempre. Você vai se surpreender!

Você tem algum outro truque para se manter motivada?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close