5 dicas para ser dona do próprio negócio após a separação

5 dicas para ser dona do próprio negócio após a separação

*Valéria Ruiz

Vou começar este texto falando sobre sonhos. Você com certeza já sonhou um dia. Será que os perdeu por algum motivo? Ou nunca deixou de tê-los? Que importância têm os sonhos em sua vida? Você seria capaz de viver sem sonhar?

Muitas vezes, quando estamos passando por um momento difícil na vida, como por um processo de separação conjugal, costumamos nos esquecer de fazer essas perguntas.

Isso acontece com você? Porque comigo aconteceu várias vezes.

Você pode estar se perguntando: “O que tudo isso tem a ver com negócios?” E eu lhe respondo: absolutamente TUDO.

Ter o próprio negócio começa com o sonho que temos de realizar algo para nós mesmas e para os outros.

Muitas vezes, pensamos na nossa independência financeira – que acredito que consiste em uma consequência de decisão e ação. Queremos nos sentir produtivas, ver a felicidade estampada no rosto das pessoas a quem entregaremos um bom produto ou serviço, não é mesmo? Isso é realmente mágico!

E você, já sonhou em abrir seu próprio negócio? Para realizar esse sonho, é preciso, primeiro, acreditar nele. Cuidar do seu íntimo será sempre fundamental, porque o sucesso começa dentro de você. Para te ajudar, seguem 5 dicas básicas.

Dica 1 – Resgate seu sonho

Uma pessoa pode ter perfil de empreendedora sem nem mesmo o saber. Pode ser que ele esteja enterrado nas profundezas da insegurança, incerteza e desânimo. Já pensou que esse pode ser o seu caso? Olhe para dentro de si e descubra.

Comece, assim, a dar forma ao seu sonho. Pense:

– “O que seria o meu negócio?”
– “Como ele seria?”
– “Que tipo de público eu gostaria de atingir?”

Então diga para o seu sonho: “Agora que te resgatei, você faz parte de mim e, assim sendo, vou cuidar muito bem de você e torná-lo realidade”.

É dessa forma que nasce o seu negócio.

Dica 2 – Prepare-se para realizar seu sonho

Defina bem o que é sucesso para você. Quais metas deseja atingir? Muitas pessoas não ficam satisfeitas com seus negócios porque não definiram o que de fato almejam.

Entenda: sua empresa não precisa virar uma multinacional para que você diga “Deu certo” ou “Tive sucesso”.

Insisto que é de suma importância determinar o que é sucesso para você, pois só assim poderá se prevenir contra um inimigo comum das mulheres: o autoboicote.

abrir-proprio-negocio-depois-divorcio

Dica 3 – Invista no seu sonho

Talvez, no momento de euforia, você não tenha ideia da importância de ir em busca de conhecimento para gerir seu negócio.

Pode ser que você ache que fazer cursos é um gasto, e não um investimento. Se pensa assim, sugiro que reveja seu posicionamento.

Capacitar-se é fundamental. E isso abrange muitas áreas: financeira, gestão de pessoas, competitividade de mercado, inovação, entre muitas outras.

Hoje, por sorte, temos acesso a várias instituições que oferecem inúmeras oportunidades de formação, por exemplo, o Sebrae.

Invista, invista muito – e sempre – no seu preparo e na gestão do seu negócio.

Dica 4 – Planeje a realização do seu sonho

Leitura complementar

Planilha dos Sonhos

Planilha dos Sonhos

Ver mais

Seja realista: depois de buscar formação, faça as contas.

Não seja ousada a ponto de se endividar, mas não seja medrosa a ponto de não investir.

Determine metas e, se necessário, ajuste-as.

Planeje o que vai fazer. Mas, principalmente, aja rápido. E se perceber que de uma determinada forma não funcionou, “pivote”. No mundo do empreendedorismo, “pivotar” significa mudar de estratégia.

Não desanime; faça diferente. Mas em tempo hábil para redirecionar a ação e não perder o espaço já conquistado.

Não se esqueça: somente com planejamento é possível realizar.

Dica 5 – Nunca desista de sonhar

Tenho que te contar: não será nada fácil! As dificuldades existem e temos que aprender a lidar com elas. Em muitos momentos, você vai fraquejar. Mas lembre-se: este é o seu sonho, e depende de você materializá-lo. Depende da sua força, da sua persistência, da sua paciência, da sua sabedoria e, muitas vezes, da sua certeza de que, por mais difícil que possa parecer, não é impossível.

Aí vai uma pílula de sabedoria: “Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos” (Thomas Edison).

Nós, do Bem Separadas, desejamos que você continue tendo sonhos e que nunca desista de realizá-los!

Fotos: Shutterstock.

*Valéria Ruiz é empresária, mãe de dois filhos, foi casada por 19 anos e há 4 se separou. Coach certificada com especialidade em relacionamentos e responsável pelo site Bem Separadas, busca ajudar mulheres que estão se separando. 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Valeria Ruiz

close