5 dicas para ser mais produtiva no trabalho e na vida

5 dicas para ser mais produtiva no trabalho e na vida

A mulher é uma super-heroína: equilibrar a família, os cuidados com a casa, saúde, filhos, marido, seu corpo e a sua carreira não é pra qualquer um! Quem nunca se sentiu como uma malabarista, tentando fazer tudo isso funcionar? Mas se você conhece bem as suas prioridades e sabe o que precisa para fazer todas as suas tarefas, os dias ficam bem mais fáceis. Com alguns truques de produtividade, você pode se tornar mais eficiente no que quer que esteja fazendo e ganhar tempo para fazer aquilo que você ama. Seja no trabalho ou no supermercado, sempre dá para você ser mais produtiva.

Confira as nossas dicas!

Priorize. Veja tudo o que você costuma fazer durante a semana, quanto tempo você gasta com cada atividade e pense em tudo aquilo que você gostaria de fazer, mas nunca sobra tempo. Sabe por que? Se você não se planeja direito, nada funciona. Então aproveite que hoje é sexta-feira e tire alguns minutos para programar a sua semana que vem, por exemplo. Veja o que você já tem planejado e se aquilo é factível mesmo – considere até fatores como trânsito e o tempo que você leva para chegar nos seus compromissos. Veja tudo aquilo que você anda fazendo no trabalho que não agrega valor e desmarque. Agora pense no que você queria fazer, mas nunca consegue. Academia? Um jantar com as amigas? Ler aquele livro? Reserve tempo para essas atividades na sua agenda! Pense até nas suas tarefas no trabalho e em tudo o que você faz no dia-a-dia que poderia ser feito de uma forma mais eficiente. Seja prática!

Faça uma coisa de cada vez. Sabe aquela coisa de ser multitasking? Serve só para quando você está na fila do banco e quer checar emails! Exageros à parte, fazer muitas coisas ao mesmo tempo normalmente só tem um resultado: as coisas ficam meio mal-feitas mesmo. Não dá para escrever um relatório no trabalho e checar a lição de casa do seu filho mais velho ao mesmo tempo. Sabe qual é a vantagem de fazer uma coisa de cada vez? Você presta mais atenção. Mais focada, você consegue fazer um trabalho muito melhor, evita retrabalhos e sabe bem o que você está fazendo. Esteja presente! Quem usa muito essa dica é a Fernanda Marques – leia mais na entrevista com ela!

Adote a pausa para o cafézinho. Não espere trabalhar o dia inteiro com o mesmo gás e a mesma eficiência. Algumas pausas ao longo do dia são essenciais para você dar uma respirada e pensar em outras coisas. Não precisa tomar literalmente um café – uma opção até melhor é aproveitar para alongar o corpo! Faça movimentos circulares com os ombros para ajudar a soltar aquela tensão acumulada. Na volta ao trabalho, você normalmente consegue organizar melhor o seu pensamento e se tornar ainda mais eficiente!

Não olhe o email o tempo todo. Não tem nada que acaba mais com a sua produtividade do que ficar respondendo todos os emails assim que eles chegam. Desta forma, você não consegue se concentrar em nada durante tempo suficiente para você fazer um bom trabalho! Por isso, relaxe, de preferência desligue as notificações dos emails – isto é, se você não está esperando nada com urgência! – e foque no seu trabalho. Estabeleça períodos em que você responde todos os emails, na periodicidade que você preferir. Você vai ver como ajuda!

Anote tudo o que você precisa fazer. Sua cabeça não serve para você ficar lembrando todas as tarefas que deve fazer. Isso consome uma energia enorme e vira uma fonte inesgotável de insônia. Você consegue criar um espaço mental enorme se você começa a anotar todas as suas obrigações. Você nem imagina! Anote sempre que lembrar de uma tarefa que precisa fazer – seja de trabalho ou o shampoo que você não pode esquecer de comprar na volta pra casa! Assim você consegue liberar a sua cabeça para pensar em coisas muito mais importantes… Você pode usar um bloquinho ou então um dos diversos aplicativos que existem no celular e no computador para isso! A gente ama o Wunderlist, que funciona em PCs e Macs, iPhones e Androids da vida. Mas tem vários outros, encontre um que seja prático pra você e saia anotando tudo!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close