5 exercícios para tirar o stress no escritório

5 exercícios para tirar o stress no escritório

Começa a semana e nem percebemos o tanto de compromissos que temos marcado ao longo da semana. Só damos conta quando o corpo pede ajuda – uma gripe aparece ou uma dor nas costas incomoda. Esse é o momento ideal para relaxar e ficar alguns minutinhos recuperando a energia.

Por mais que sua rotina de trabalho seja agitada, você precisa parar! Especialistas indicam que a cada duas horas, temos que levantar da cadeira e fazer algum movimento diferente. Selecionamos alguns exercícios para fazer dentro de escritório. Você vai ver… vai ficar relaxadinha em apenas alguns minutos.

Pausa
Todo mundo precisa descansar um pouco. O segredo é usar isso ao seu favor. Não espere seu corpo mostrar que está cansado para fazer uma pausa. Relaxar deve fazer parte da sua rotina diária. Dê uma paradinha a cada duas horas trabalhadas e, nos momentos vagos, pratique esportes para complementar. Além disso, uma noite bem dormida contribui para um melhor desempenho. Mude seus hábitos!

Respiração
Assim que bater aquele desespero e sentir que precisa se acalmar, mude a respiração. O ideal é que este movimento seja sentido pela barriga e não pelo peito, ao contrário do que muita gente pensa. Na própria cadeira de trabalho, sente da maneira correta e respire. Inspire, sentindo a sua barriga encher de ar. Segure a respiração por no máximo dois segundos e solte. Deixe todo ar ir embora. Repita este movimento por 10 vezes.

Alongamento
Ficar muito tempo na mesma posição acaba com a sua coluna e a sua postura. Inspire-se nas bailarinas e mantenha a coluna sempre ereta. A cada duas horas faça uma paradinha e alongue-se. Estique os braços lá na frente. Com uma mão, segure as pontas dos seus dedos e estique. Alterne isso entre os braços. Gire o pescoço três vezes para cada lado. Fique em pé e, com as pernas e braços alongados, tente alcançar seu pé. Evite dobrar os joelhos nessa hora. É normal sentir uma dorzinha, isso significa que seu corpo está sendo alongado.

Caminhada
Fique sempre com uma garrafinha de água ao seu alcance. Beba sempre que tiver vontade. O correto é beber ao menos 2 litros por dia, porque a ingestão de líquidos faz bem ao seu corpo. Não poupe esforços, a cada duas horas caminhe até o bebedouro ou geladeira para encher a sua garrafa. Vá andando de forma relaxada e aproveite para esticar as pernas. De um girinho pelo andar por pelo menos 10 minutos.

Escadas
Subir pelo elevador é muito mais prático (e confortável). Saia da sua zona de conforto e se movimente sempre que puder. Ao invés de usar o elevador, vá pelas escadas. Tente  subir os lances mais rápido a cada dia. Precisa enviar alguma coisa para o outro andar? Vá você mesma e caminhando. Tente não sentar depois do almoço, faça uma caminhadinha e olhe o comércio ao redor do trabalho.

Quais são suas dicas para se movimentar mais?

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carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

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