5 formas de usar o cartão de crédito do jeito certo!

5 formas de usar o cartão de crédito do jeito certo!

Pagar com cartão de crédito é muito prático. Você leva o produto para casa, paga no mês seguinte e, dependendo das condições, até pode parcelar. Só que é aí que mora o perigo, nessas de parcelar, você pode acabar perdendo o controle e se perder nos gastos. Compre no cartão, mas do jeito certo. Veja as nossas sugestões:

1 – Assim que a fatura chegar, pague o valor total da conta. Caso faça o pagamento apenas do valor mínimo, poderá ter problemas, porque os juros vão acumulando e você pode perde a noção dos gastos. Depois disso é uma bola de neve. Compre com o cartão de crédito, mas sempre que passá-lo, se organize para pagar o valor total no mês seguinte. Tome cuidado com os juros do cartão – eles podem chegar a 200% ao ano!

2 – Saiba qual é o C.E.T. (custo efetivo total) da fatura. Ali você percebe se está sendo cobrada por coisas injustas. Uma delas é a anuidade do cartão. Se você fizer uma boa negociação, consegue não pagar pela taxa. Em caso de negativa, procure outras instituições que ofereçam o mesmo serviços sem a cobrança da anuidade.

3 – Dependendo da sua situação profissional, é permitido ter mais de um cartão. Para as autônomas o mais correto é ter três cartões de crédito. Claro, use conscientemente! O mais importante é que cada um deles tenham uma data diferente da outra de investimento. Por exemplo, um deve vencer dia 10, outro dia 20 e outro dia 30. Balanceie os gastos entre eles e não fique sem pagar a fatura.

4 – Fique de olho na fatura. Assim que o boleto chegar em casa, cheque compra por compra. Por isso, é importante que você tenha todos os cupons ficais com você. Essa é a sua garantia para saber se estão ou não usando o seu cartão indevidamente ou, pior, cloraram e bandidos estão usando seu dinheiro indevidamente. Neste caso, vá até a sua agência e notifique a gerente do que está acontecendo.

5 – Para ir ao supermercado, shopping ou sua loja preferida, esqueça do seu cartão. O cartão só deve ser usado em extrema necessidade. Passar desnecessariamente só irá prejudicar as suas finanças. Entre o débito e o crédito, opte sempre pelo débito. Caso seja necessário faça o parcelamento invertido, guardando o dinheiro e negociando um bom desconto.

Como você usa o seu cartão de crédito?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close