5 hábitos ruins com dinheiro (e como abandoná-los agora)

5 hábitos ruins com dinheiro (e como abandoná-los agora)

Hábitos ruins com dinheiro podem ser muito difíceis de largar: seja porque você não se dá conta de que os comete, porque estão enraizados na sua rotina ou realmente por falta de educação financeira. Mas saiba: eles com certeza trazem um impacto negativo sobre a sua vida!

Para saber se você está cometendo algum deles, confira esta lista de hábitos financeiros prejudiciais – e deixe-os para trás de uma vez por todas.

1) Gastar para suprir necessidades emocionais

Usar as compras para lidar com os altos e baixos da vida é bastante comum. Muita gente tem o costume de usar a desculpa do “hoje eu mereço gastar” sempre que as coisas não saem como o esperado. Para não acabar com contas que não pode pagar – e diversos itens desnecessários no armário – é importante ter consciência de que necessidades emocionais não são solucionadas com aquisições materiais. Este texto traz dicas que podem ajudá-la a eliminar as compras por impulso no seu dia a dia.

2) Emprestar dinheiro

Ver amigos ou familiares passando por um momento financeiro ruim pode ser muito difícil. Nessas situações, é comum querer estender a mão e ajudar com um empréstimo. Antes de tomar essa decisão, entretanto, é preciso compreender que essa atitude pode prejudicar tanto a sua conta bancária, quanto o relacionamento de vocês.

Por isso, é importante avaliar cada situação em particular e ter cautela nas suas escolhas. Se realmente decidir emprestar a quantia, certifique-se de que o valor não fará falta e tenha consciência de que o tomador nem sempre poderá devolvê-lo no prazo combinado.

erros_com_dinheiro_interna

3) Comparar a sua situação financeira a dos outros

Medir o seu sucesso financeiro comparando aquilo que tem com a casa ou carro do vizinho é a receita para se sentir insatisfeita. Isso acontece porque há uma grande cilada nesse pensamento: quando se trata de dinheiro, sempre é possível ter mais. Então, se a sua felicidade for baseada nas aquisições de outras pessoas, você provavelmente viverá com um sentimento de insuficiência.

Para não cair nesse engano, é preciso entender que cada pessoa tem suas prioridades e toma as suas decisões financeiras. Foque nos seus próprios sonhos, viva de acordo com o seu padrão de vida e trace metas. Assim, quando alcançá-las, poderá realmente sentir-se orgulhosa do que conquistou.

4) Gastar tudo o que ganha

Gastar tudo o que ganha é, de fato, menos prejudicial do que gastar mais do que ganha. Mas, ainda assim, conduzir as suas finanças sem deixar nenhuma “sobra” é um grande erro.

Poupar mensalmente e investir esse dinheiro é crucial para conquistar os seus sonhos. Sem essa “gordura” você não terá recursos para planejar uma festa de casamento, comprar um apartamento ou fazer uma viagem legal no fim do ano. Uma dica para abandonar o hábito de consumir todo o salário é traçar metas de curto, médio e longo prazo e focar na satisfação que terá quando alcançá-las. O ideal é que você guarde 20% da sua renda líquida. Se for difícil fazer isso no começo, comece separando 5%, depois 10% e vá aumentando o percentual de reserva gradativamente.

Leitura complementar

Planilha de Orçamento Familiar

Planilha de Orçamento Familiar

Ver mais

5) Ignorar as suas finanças

Dizem que o que os olhos não veem o coração não sente. Mas quando se trata da sua vida financeira, isso não é verdade. Atitudes como evitar de olhar o seu extrato bancário, não conferir a fatura do cartão de crédito antes de fazer novas compras ou deixar de calcular o valor total das suas contas mensais definitivamente não farão os seus problemas financeiros desaparecerem.

Muita gente prefere viver em negação quando se trata de dinheiro, mas isso não a levará a lugar algum. Chegou a hora de assumir o controle sobre as suas finanças: comece organizando o orçamento e criando um plano para pagar suas dívidas. A partir daí realmente comprometa-se a acompanhar as suas movimentações e mudar os seus hábitos.

* Com informações do texto “7 Toxic Money Habits You Need to Quit”, de Nancy Mann Jackson

 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close