5 maneiras de economizar com as despesas básicas

5 maneiras de economizar com as despesas básicas

Sabe aquele fim de mês em que você pega o extrato bancário e toma um susto com a falta de dinheiro porque acredita que não gastou tanto? Você tenta rastrear os gastos, mas por alto não consegue identificar onde passou da conta. Diminuiu com as compras, não gastou muito dinheiro em baladas, então o que está acontecendo de errado?

O fato é que provavelmente seu dinheiro está sendo pulverizado entre uma série de contas e despesas cotidianas, sem que você perceba. A conta de luz e de água vieram um pouco mais caras, alguns interurbanos inclusos na conta de celular, os almoços fora de casa com mais frequência que o normal…pronto, eis ai a razão do extrato murchinho.

Os gastos “pingados” são os mais difíceis de rastrear, mas é possível acompanha-los com mais cautela se você mantiver o controle do seu orçamento. Para que você corte os excessos, vamos relembrar algumas dicas básicas para o seu cotidiano.

Água

A gente já sabe o que fazer para reduzir o valor da conta d’água, mas não custa relembrar porque volta e meia não aplicamos o que sabemos na prática. Reduza o tempo no banho, feche a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes e não deixe de verificar as instalações da casa para identificar possíveis vazamentos.

Conta de luz

As lâmpadas usadas devem ser fluorescentes, que consomem menos energia. Quando for comprar seus eletrodomésticos, dê preferência àqueles com maior eficiência energética. Você pode conferir isso pelo selo Procel, que obrigatoriamente deve constar nos aparelhos. Quanto mais próximo da letra A, mais eficiente é o aparelho, ou seja, melhor o seu desempenho com menos consumo de energia.

etiqueta-procel/divulgacao Casas Bahia

Alimentos

Na hora de fazer as compras de supermercado para o mês, separe da lista os alimentos não-perecíveis e pesquise os valores dos mesmos em redes atacadistas, que costumam ter preços melhores. Para as frutas, escolha as típicas da estação, que normalmente são encontradas com preços mais baixos.

Celular

O pós-pago está te dando dor de cabeça? Mude para um plano pré-pago com um pacote de internet para que você possa conversar mais por serviços de mensagens. Gastar dinheiro com ligações para celular está ficando cada vez mais desnecessário. Faça ligações em situações mais urgentes, no mais, use serviços de mensagem, como o whatsapp. Existem ainda vários planos que te dão direito a falar de graça com clientes da mesma operadora que você, ou de uma quantidade X de minutos para qualquer operadora, enfim, o que não falta no mercado é opção para você economizar nos gastos com celular.

Refeições fora de casa

Sabemos que nem sempre dá para cozinhar, o cansaço e a correria do cotidiano acabam nos desanimando nesta hora. Mas você pode optar por fazer alimentos mais leves e práticos para levar ao trabalho, como sanduíches frios para o lache e uma salada com um frango grelhado para o almoço. Além de ser mais saudável, sai mais barato. Quando quiser ou precisar comer fora, vale dar uma olhada nessas dicas aqui para não deixar a conta tão salgada.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close