5 maneiras de usar as redes sociais para conseguir um emprego

5 maneiras de usar as redes sociais para conseguir um emprego

Em função da crise econômica que o Brasil enfrenta, as empresas têm encontrado dificuldades de manter ou contratar funcionários. O resultado é o aumento da taxa de desemprego e a diminuição de oportunidades. Mesmo podendo contar com a facilidade dos sites de vagas como Catho e Trampos, não são muitas as vagas disponíveis.

A boa notícia é que os recursos fornecidos pela internet não se limitam a estes tipos de plataformas. Fazendo bom uso das redes sociais, é possível aproveitar a exposição para destacar suas habilidades profissionais.

Você também pode gostar:
Depoimento: ela trocou um emprego fixo para dirigir um Uber
7 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego
5 atividades para fazer enquanto estiver procurando um emprego

De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que utilizou dados do IBGE, quem está desempregado no país atualmente tem levado, em média, oito meses para voltar ao mercado de trabalho.

Pensando nisso, o Finanças Femininas listou ideias de como aproveitar o tempo livre enquanto procura uma vaga. Todas estas atividades são enriquecedoras para o seu currículo ou portfólio e também podem chamar atenção nas redes.

Não é só o LinkedIn que pode impulsionar o seu perfil para contatos profissionais. Por meio de outras plataformas, como o Facebook, Instagram, até a novidade do momento, o Snapchat, você pode começar o networking com profissionais que estão sempre ligados e em busca de novos talentos. Saiba como:

Volte para o Twitter

Com menor quantidade de recursos interativos que o Facebook, a rede alcançou 320 milhões de usuários no fim do ano passado, de acordo com um relatório do próprio Twitter. O número é cinco vezes menor que o do Facebook.

Mas então por que ainda vale a pena estar ativa na rede? O mesmo relatório ressalta que, na América Latina, os perfis de pessoa física são mais fortes e ativos que aqueles de pessoas jurídicas. Os empresários, coordenadores e CEOs são mais presentes na rede do que as empresas em si, o que facilita o contato.

Comece seguindo profissionais e criando listas segmentadas por assuntos para estar sempre por dentro das novidades. Depois, divulgue o seu nome. Poste sobre palestras, projetos e cursos que irá participar, utilizando hashtags que possam te ajudar a se aproximar do público atuante na sua área.

redes_sociais_emprego

Continue a ler a matéria na próxima página!

Fique ativa no Instagram

Ao contrário do que acontece no Twitter, o contato profissional no Instagram costuma ser direto com a empresa, pois é mais comum encontrar perfis ligados à pessoa jurídica nesta rede.

Para se destacar, não seja uma “ghost follower” (ou seguidora fantasma), que é como o Instagram classifica usuários que apenas seguem perfis e visualizam o feed sem curtir, comentar ou interagir de alguma forma.

Cuidado também para não encher as caixas de comentários somente com pedidos de emprego. Marque seu território estando presente com participação relevante, como sugestões e observações pessoais.

Aproveite melhor o seu tempo no Facebook

Sempre que você der aquela distraída das tarefas do dia para checar o seu feed no Facebook, pode aproveitar também para postar o link do seu portfólio ou falar de algum curso que fez recentemente.

Para incentivar o diálogo com outros profissionais, deixe o seu perfil mais interessante com postagem de notícias ligadas à sua área e comentários sobre o assunto – sempre feitos com muita ética, é claro.

Apenas tenha cuidado com a frequência de postagens e também preste atenção no contexto em que irá postá-las. Lembre-se que está usando uma rede social que não é necessariamente destinada a assuntos profissionais.

Grupos: Uma maneira de manter contato constante com profissionais da mesma área – sem deixar o seu perfil pessoal tomado por temas técnicos -, é participando de grupos segmentados.

Além de assuntos relacionados à área, divulga-se também vagas de emprego e freelas. Outros grupos são ainda mais específicos e existem somente para vincular as oportunidades. Fique sempre de olho nas novidades.

Conheça o Snapchat

O app do momento permite que você visualize as últimas 24 horas na vida de usuários por meio da publicação de vídeos e fotos. Que tal mostrar a sua participação em projetos e eventos por meio do Snapchat? Temos um post sobre como usar a ferramenta aqui.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Mantenha o LinkedIn atualizado

No empenho de usar as outras redes em sua busca por oportunidades, cuidado para não deixar o LinkedIn de lado. Fazendo publicações de qualidade nesta rede, você pode se estabelecer no seu nicho por meio de contatos e até tornar-se uma influenciadora.

Cuide de manter o seu perfil atualizado e procure estabelecer contatos com profissionais relevantes do seu mercado. Os grupos também podem ter vagas ou contatos interessantes.

Em todas as redes sociais é importante ter atenção a estes detalhes.

– Você tem liberdade para fazer publicações pessoais no Facebook? Antes de postar, reflita se aquele conteúdo não será comprometedor se visualizado por colegas de profissão. Neste caso, você pode mexer nas suas definições de privacidade, para garantir que somente as pessoas íntimas conseguem ver suas postagens mais pessoais.

– Com exceção ao LinkedIn, as redes sociais permitem uma linguagem mais descontraída e informal. Mas ao falar de conteúdo profissional, busque adequar a linguagem com a sua área de atuação para evitar gafes.

– Fique à vontade para citar profissionais que admira e mantenha  a ética profissional. Jamais ofenda ou prejudique colegas.

– Sempre cheque a fonte de informação antes de publicar notícias e links, principalmente em grupos segmentados no Facebook.

– Atenção ao uso de hashtags para não exagerar. Procure usar palavras-chaves que realmente enriquecem e convidem pessoas a um debate produtivo.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close