5 momentos para evitar fazer compras

5 momentos para evitar fazer compras

Na hora de fazer as compras de supermercado, a gente já conhece aquela tática de evitar ir de estômago vazio. A fome ajuda a deixar o nosso comportamento mais impulsivo, portanto, ficamos mais propensas a exagerar na hora de escolher o que vamos levar. Para fazer compras no shopping, a situação não é muito diferente. Se você não tiver o timing certo, pode acabar saindo de lá com o cartão de crédito estourado desnecessariamente.

Duvida que nosso estado de espírito influencia a forma como realizamos as compras? As meninas do Go Girl Finance mostraram cinco situações em que é melhor evitar as compras e nós vamos mostra-las a vocês.

Quando você acha que merece uma recompensa

Ter um dia excelente no trabalho, fazer as pazes com o namorado/irmão/melhor amigo depois daquela briga horrorosa, realizar sozinha alguma tarefa muito difícil. Estes são só alguns de muitos motivos que podem nos deixar super animadas e com aquela sensação gostosa de querer premiar-se pela conquista.

É claro que devemos valorizar as coisas difíceis que conseguimos fazer, mas é preciso ter cautela na hora de adotar essa conduta. Imagine se você resolver comprar uma peça de roupa nova a cada vez que tiver um dia de trabalho produtivo e alegre? Como ficará seu orçamento ao fim do mês? Comemore suas conquistas, mas procure alternativas mais simples e baratas para fazer isso. Um happy hour depois do trabalho ou um cineminha com seu amor em um dia de semana pode satisfazer essa sensação de querer uma recompensa.

Quando você está muito chateada

Quando estamos abaladas emocionalmente, é difícil ter clareza na tomada de decisões. As possibilidades de você gastar uma grana comprando uma roupa que nem ficou tão bacana no corpo ou que você nem gostou tanto assim aumentam quando você opta por fazer isso chateada. Diante das opções A, B e C, seu cérebro só diz “tanto faz” para qualquer uma delas. Convenhamos, não é assim que devemos decidir o que comprar, não é mesmo?

fazer_compras_chateada

Quando você está exausta

Fez hora extra no escritório, enfrentou um trânsito infernal na volta para casa, mas quer passar no shopping para aproveitar o último dia de liquidação, mesmo estando exausta? Desencana disso. Outras liquidações virão e você poderá definir suas prioridades com disposição e energia.

Da mesma forma como acontece quando você está chateada, a exaustão bloqueia sua capacidade de enxergar claramente na hora de tomar uma decisão. O cansaço e a vontade de tomar aquele banho e cair na cama urgentemente vão te impedir de gastar tempo pesquisando as opções mais baratas entre as vitrines, de provar várias roupas para saber qual ficará realmente bacana em você. Enfim, o contexto favorece a uma tomada de decisão errada e que provavelmente vai te levar ao arrependimento depois.

Quando você simplesmente está com vontade de gastar

Todo mundo tem vez ou outra aquele dia em que sente vontade de ir às compras e levar para casa o que bem entender. Deixar levar-se por essa vontade, no entanto, é o grande perigo. Comprar desta maneira faz com que a gente seja um pouco mais negligente na hora de ponderar se o valor do produto é realmente justo, se vale a pena, se cabe no orçamento.

Uma tática que ajuda a impor limites nessa situação é optar por comprar à vista. De preferência usando dinheiro em espécie. O impacto visual de pagar desta maneira causa uma certa “dor”. Quando usamos o cartão, ficamos sujeitas a diluir o valor e não perceber o quanto realmente estamos comprometendo da nossa renda com aquela compra. O dinheiro em espécie, pelo contrário, coloca nossos pés no chão.

Quando você está com pressa

Assim como acontece quando você está cansada, a situação aqui é óbvia: sem tempo para compras, sem tempo para pesquisar, maiores chances de tomar decisões erradas, como pagar caro por algo que não será tão útil ou que você não irá usar tanto.

Desabafa!

Mande sua dúvida ou conte a sua história para a gente através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima"

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close