5 segredos para eliminar todas as dívidas

5 segredos para eliminar todas as dívidas

Ao parcelar no cartão de crédito, nem sentimos o tamanho da dívida no bolso. Isso é perigoso e pode sujar seu nome! Principalmente se for combinado com empréstimos impulsivos e compras desenfreadas – quando você vê, sua fatura do mês seguinte sempre começa alta. Dessa forma sua conta bancária só estará no vermelho e dificilmente vai montar uma poupança.

Se livre desse passado, renegocie suas dívidas e tenha o nome limpo. Veja como:

1) Liste: Agora já está endividada e não tem pra onde correr. Por isso, é importante saber qual é o tamanho deste rombo no seu orçamento. Pode bater um desespero, mas esse não deve ser motivo para desistir. Pare de negar e acredite que vai pagar tudo. Seu lema agora é: “Devo não nego, pago quando puder”.

2) Entenda: Trabalhe com números. Por mais que seja difícil, deixe a ansiedade de lado e se acalme! Em um planilha coloque todas as suas dívidas e também os juros cobrados por cada uma delas. Se preocupe primeiro com aquelas cujos juros são mais altos. Saiba quanto recebe de salário, quais são as despesas fixas e o que pode descartar.

3) Converse: Nessa hora evite desculpa e se enganar. Quanto mais enrolada estiver, piora o ânimo para seguir em frente e pagar tudo. Vá até as instituições que deve e abra o jogo. Explique qual é a sua situação, que está aberta a negociar e pagar tudo. Tente aumentar o prazo e diminuir os juros nas parcelas. Pode parecer sonho, mas saiba que é possível!

4) Procure: Não é certo fazer um novo empréstimo para pagar o antigo, tá? Mas em determinadas situações isso é necessário. Para ter o nome limpo e pagar as dívidas mais caras, você pode optar pelo crédito consignado ou algum outro com juros baixos – esse é o princípio de refinanciar a dívida. Preste atenção, porque isso só é vantajoso se os juros do empréstimo forem menores dos que já está pagando.

5) Aproveite: As oportunidades estão na ponta do nariz, nós que não vemos. Ao invés de ficar lamentando o que acontece, siga em frente e parta para a batalha. Busque novas formas de limpar seu nome como feirões da Serasa, Limpa Nome e outros. Fique atenta aos trabalhos extras para conseguir uma graninha a mais por mês.

Ficou com alguma dúvida?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close