5 segredos para eliminar todas as dívidas

5 segredos para eliminar todas as dívidas

Ao parcelar no cartão de crédito, nem sentimos o tamanho da dívida no bolso. Isso é perigoso e pode sujar seu nome! Principalmente se for combinado com empréstimos impulsivos e compras desenfreadas – quando você vê, sua fatura do mês seguinte sempre começa alta. Dessa forma sua conta bancária só estará no vermelho e dificilmente vai montar uma poupança.

Se livre desse passado, renegocie suas dívidas e tenha o nome limpo. Veja como:

1) Liste: Agora já está endividada e não tem pra onde correr. Por isso, é importante saber qual é o tamanho deste rombo no seu orçamento. Pode bater um desespero, mas esse não deve ser motivo para desistir. Pare de negar e acredite que vai pagar tudo. Seu lema agora é: “Devo não nego, pago quando puder”.

2) Entenda: Trabalhe com números. Por mais que seja difícil, deixe a ansiedade de lado e se acalme! Em um planilha coloque todas as suas dívidas e também os juros cobrados por cada uma delas. Se preocupe primeiro com aquelas cujos juros são mais altos. Saiba quanto recebe de salário, quais são as despesas fixas e o que pode descartar.

3) Converse: Nessa hora evite desculpa e se enganar. Quanto mais enrolada estiver, piora o ânimo para seguir em frente e pagar tudo. Vá até as instituições que deve e abra o jogo. Explique qual é a sua situação, que está aberta a negociar e pagar tudo. Tente aumentar o prazo e diminuir os juros nas parcelas. Pode parecer sonho, mas saiba que é possível!

4) Procure: Não é certo fazer um novo empréstimo para pagar o antigo, tá? Mas em determinadas situações isso é necessário. Para ter o nome limpo e pagar as dívidas mais caras, você pode optar pelo crédito consignado ou algum outro com juros baixos – esse é o princípio de refinanciar a dívida. Preste atenção, porque isso só é vantajoso se os juros do empréstimo forem menores dos que já está pagando.

5) Aproveite: As oportunidades estão na ponta do nariz, nós que não vemos. Ao invés de ficar lamentando o que acontece, siga em frente e parta para a batalha. Busque novas formas de limpar seu nome como feirões da Serasa, Limpa Nome e outros. Fique atenta aos trabalhos extras para conseguir uma graninha a mais por mês.

Ficou com alguma dúvida?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close