5 sugestões para uma ceia de Natal barata

5 sugestões para uma ceia de Natal barata

Com o Natal já batendo à sua porta, você e sua família já devem ter definido onde vão fazer a ceia para comemorar a data. E como já era esperado, os preços de alguns produtos típicos de Natal vão lá no céu neste fim de ano. Para que a ceia natalina não pese no bolso, é preciso bolar algumas estratégias.

Para te ajudar a fazer uma planejar uma ceia gostosa e barata, seguem algumas dicas nesta reta final para o Natal.

A escolha das frutas

As frutas secas tem tudo a ver com o Natal. Nozes, damasco, castanha…essas e outras frutinhas combinam com vários pratos ou acabam servindo de aperitivo ou decoração da mesa no dia da ceia. O grande problema é que a demanda por este tipo de frutas é tamanha nesta época que os preços ficam simplesmente absurdos.

Muita gente acaba comprando estes produtos com bastante antecedência – tendo em vista que são alimentos com um prazo de validade mais extenso – justamente visando evitar essas altas de preço.

Se você não conseguiu fazer isso a tempo, uma alternativa interessante é usar ingredientes alternativos. Decore a mesa usando frutas frescas e procure receitas que não levem as frutas secas.

Prato principal

As carnes também costumam encarecer bastante neste período. O ideal é pensar em um prato principal que seja feito com carne e os demais acompanhamentos com muitas verduras, legumes ou alguma receita alternativa. Você pode pensar em uma massa, um risoto ou mesmo pratos bem comuns nessa época, como o salpicão. Se quiser dicas para se inspirar na hora de definir os pratos, vale dar uma olhada no Hora da Comida.

ceia_familia_natal

Bebidas

Essa parte pode gerar certa polêmica em algumas famílias. Tem aquele parente que não bebe, tem o outro que bebe até mais do que devia…Para evitar problemas, uma boa saída é combinar de antemão com os convidados para cada um levar o que for beber. É mais justo para o bolso de todos e cada um bebe o que quiser.

Sobremesas

As ceias natalinas costumam ser muito fartas, normalmente o pessoal exagera nas entradas e no prato principal. Sendo assim, não há necessidade de fazer muitas sobremesas ou apostar em receitas complicadas e caras. Invista em sobremesas simples e baratas. A família já estará bem satisfeita na hora de comer os doces e você evita desperdício de grana e de comida.

O dia seguinte

Com certeza vai sobrar muita comida depois da ceia. É hora de ser criativa e pensar em alternativas para que não haja desperdício. As sobras de carne e dos acompanhamentos podem virar bolinhos fritos, uma farofa, um salpicão ou um belo fricassê. É uma forma de fazer valer o investimento que foi feito em tanta comida!

Gostaram? Então boa ceia e feliz Natal a todas!

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close