5 TEDs para entender como você se comporta com dinheiro

5 TEDs para entender como você se comporta com dinheiro

Dinheiro é um tema central em nossa vida. Faz parte do dia a dia e das decisões sobre o futuro. É motivo para angústia e ansiedade. Mas você já parou para refletir sobre como se comporta em relação a ele?

Para levantar alguns aspectos relevantes nessa discussão, selecionamos 5 TEDs sobre o assunto. As palestras vão te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro.

Você também pode gostar:
Os cuidados com o orçamento em tempos de crise
Vídeo: Como organizar suas despesas
Ganhar mais ou ter mais qualidade de vida?

1. “Saving for tomorrow, tomorrow” (Economizando para o amanhã, amanhã), por Shlomo Benartzi

Você sofre com procrastinação? O TED do economista Shlomo Benartzi, cofundador do Behavioral Finance Forum (fórum de finanças comportamentais), ajuda consumidores a tomarem melhores decisões financeiras, aborda porque é mais fácil pensar em economizar no futuro e não agora no presente, além de outras questões relacionadas às finanças comportamentais. Vale a pena ver como essa tendência de querer gastar em vez de economizar atrapalha a nossa vida. Segundo ele, esse é um dos principais obstáculos para que as pessoas não consigam economizar o suficiente para a aposentadoria.

2. “My year of living without money” (Meu ano vivendo sem dinheiro), por Carolien Hoogland 

Neste TED, Carolien Hoogland – que tem PhD em psicologia ambiental pela Vrije Universiteit Amsterdam e desde criança tinha o sonho de ajudar a salvar o planeta – fala sobre a experiência que viveu ao decidir ficar um ano sem emprego e, portanto, sem renda. Na apresentação, ela compartilha os aprendizados que a situação proporcionou em termos de economia, vida, trabalho e dinâmicas sociais.

Continue a ver a lista na próxima página!

3. “Por que é tão difícil falar de dinheiro?”, por Denise Damiani

A consultora e executiva Denise Damiani, especialista do programa de Mentoria do Itaú Mulher Empreendedora, fala sobre dificuldades para conversar sobre dinheiro com a família e problemas que as mulheres têm para investir. Ela também discorre sobre brigas de casais por causa de dinheiro e como os relacionamentos amorosos em que um depende do outro financeiramente podem ser prejudicados. Ela ainda dá dicas sobre como o tema dinheiro pode ser tratado no casamento e com a família.

4. “Does money make you mean?” (O dinheiro nos torna ruins?), por Paul Piff

Nesta palestra, o psicólogo social Paul Piff, que é professor assistente no Departamento de Psicologia e Comportamento Social da University of California, fala de suas pesquisas sobre como as pessoas se comportam quando se sentem ricas. Ele mostra o que uma partida manipulada do jogo Banco Imobiliário pode revelar sobre o comportamento das pessoas quando estão, por exemplo, com uma grande vantagem sobre outro jogador.

5. “Unconventional Ways to Save Money”, por Kerry Taylor

A blogueira Kerry Taylor, que escreve sobre finanças pessoais em seu blog Squawkfox.com e que já escreveu como freelancer para o jornal The Globe and Mail, conta como seu estilo de vida e sua relação com o dinheiro se transformaram depois que se mudou da cidade grande para uma fazenda. Ela conta como foi a experiência de ter uma renda menor e ficar sem frequentar lojas caras, por exemplo. Na palestra, ela fala sobre como aprendeu que sair dos padrões pode ajudar a economizar e dá dicas para que os ouvintes também poupem dinheiro.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close