5 TEDs para entender como você se comporta com dinheiro

5 TEDs para entender como você se comporta com dinheiro

Dinheiro é um tema central em nossa vida. Faz parte do dia a dia e das decisões sobre o futuro. É motivo para angústia e ansiedade. Mas você já parou para refletir sobre como se comporta em relação a ele?

Para levantar alguns aspectos relevantes nessa discussão, selecionamos 5 TEDs sobre o assunto. As palestras vão te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro.

Você também pode gostar:
Os cuidados com o orçamento em tempos de crise
Vídeo: Como organizar suas despesas
Ganhar mais ou ter mais qualidade de vida?

1. “Saving for tomorrow, tomorrow” (Economizando para o amanhã, amanhã), por Shlomo Benartzi

Você sofre com procrastinação? O TED do economista Shlomo Benartzi, cofundador do Behavioral Finance Forum (fórum de finanças comportamentais), ajuda consumidores a tomarem melhores decisões financeiras, aborda porque é mais fácil pensar em economizar no futuro e não agora no presente, além de outras questões relacionadas às finanças comportamentais. Vale a pena ver como essa tendência de querer gastar em vez de economizar atrapalha a nossa vida. Segundo ele, esse é um dos principais obstáculos para que as pessoas não consigam economizar o suficiente para a aposentadoria.

2. “My year of living without money” (Meu ano vivendo sem dinheiro), por Carolien Hoogland 

Neste TED, Carolien Hoogland – que tem PhD em psicologia ambiental pela Vrije Universiteit Amsterdam e desde criança tinha o sonho de ajudar a salvar o planeta – fala sobre a experiência que viveu ao decidir ficar um ano sem emprego e, portanto, sem renda. Na apresentação, ela compartilha os aprendizados que a situação proporcionou em termos de economia, vida, trabalho e dinâmicas sociais.

Continue a ver a lista na próxima página!

3. “Por que é tão difícil falar de dinheiro?”, por Denise Damiani

A consultora e executiva Denise Damiani, especialista do programa de Mentoria do Itaú Mulher Empreendedora, fala sobre dificuldades para conversar sobre dinheiro com a família e problemas que as mulheres têm para investir. Ela também discorre sobre brigas de casais por causa de dinheiro e como os relacionamentos amorosos em que um depende do outro financeiramente podem ser prejudicados. Ela ainda dá dicas sobre como o tema dinheiro pode ser tratado no casamento e com a família.

4. “Does money make you mean?” (O dinheiro nos torna ruins?), por Paul Piff

Nesta palestra, o psicólogo social Paul Piff, que é professor assistente no Departamento de Psicologia e Comportamento Social da University of California, fala de suas pesquisas sobre como as pessoas se comportam quando se sentem ricas. Ele mostra o que uma partida manipulada do jogo Banco Imobiliário pode revelar sobre o comportamento das pessoas quando estão, por exemplo, com uma grande vantagem sobre outro jogador.

5. “Unconventional Ways to Save Money”, por Kerry Taylor

A blogueira Kerry Taylor, que escreve sobre finanças pessoais em seu blog Squawkfox.com e que já escreveu como freelancer para o jornal The Globe and Mail, conta como seu estilo de vida e sua relação com o dinheiro se transformaram depois que se mudou da cidade grande para uma fazenda. Ela conta como foi a experiência de ter uma renda menor e ficar sem frequentar lojas caras, por exemplo. Na palestra, ela fala sobre como aprendeu que sair dos padrões pode ajudar a economizar e dá dicas para que os ouvintes também poupem dinheiro.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close